Fonte da imagem: AbrilAbril
No próximo dia 3 de maio, os acionistas da Galp elegem o novo conselho de administração para exercer funções no próximo quadriénio 2023-2026.
Esta nova composição irá traduzir-se em 6 caras novas e 5 saídas entre os 19 membros deste órgão social de acordo com a proposta apresentada pelo grupo Amorim para a assembleia geral de acionistas.
O conselho de administração continuará a ser presidido por Paula Amorim, e a presidência executiva da Galp permanecerá nas mãos de Filipe Silva, o ex-administrador financeiro da petrolífera.
Entradas
Entre os nomes apontados para as novas entradas estão:
- Maria João Carioca Rodrigues, que renunciou na semana passada ao cargo de CFO (administradora financeira) da Caixa Geral de Depósitos.
- Ronald Doesburg que fez uma longa carreira na também petrolífera Shell, desde 2003 e até 2021.
- João Marques Silva é uma contratação “da casa”: desde 2017 que era responsável da área de B2C da Galp em Espanha.
- Fedra Ribeiro que é presidente executiva da Mobilize, do grupo Renault.
- Ana Lúcia Zambelli com funções executivas na Brookfield Private Equity no Brasil.
- Rodrigo Villanova vem do seio da empresa, onde desde junho de 2021 desempenha as funções de presidente e CEO da Galp Trading, e é vice-presidente executivo da área de gestão de energia.
Saídas
Estes 6 indivíduos irão colmatar as saídas de outros 5 que irão ficar de fora da mesa da administração da petrolífera. Falamos de:
- Teresa Abecassis, responsável pelo negócio Comercial da Galp e pela área de Espaços & Mobilidade do Grupo Galp
- Thore Kristiansen, na Galp desde 2014, ocupa de momento o cargo de responsável pela Produção e Operação na Comissão Executiva
- Luís Todo Bom abandona as pastas de vogal do Conselho de Administração, presidente da Comissão de Gestão de Risco e membro da Comissão de Auditoria
- Edmar de Almeida, membro não executivo da administração da Galp desde 2019
- Miguel Athayde Marques deixa as funções de vice-presidente do Conselho de Administração, diretor do Conselho de Administração, presidente da Comissão de Sustentabilidade e membro da Comissão de Gestão de Risco.
Conforme as informações disponíveis, é possível afirmar que um total de 13 membros que já integravam a administração da empresa Galp permanecerão nos seus cargos pelos próximos quatro anos, incluindo o advogado Adolfo Mesquita Nunes e a empresária Cristina Fonseca, dentre outros.
Em relação à composição de género do conselho de administração, é importante destacar que, no mandato anterior, a empresa contava com cinco mulheres em um total de 19 membros. No entanto, a partir deste ano, a presença feminina será ampliada para sete membros, mantendo-se o mesmo número total de integrantes no referido órgão.

Francisco Castilho, 20 anos, natural de Coimbra. Atualmente frequenta o 2ºano da licenciatura em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Terminou recentemente um programa de embaixadores numa empresa de estratégia e marketing digital (Triber Academy), desempenhado a função de digital marketing copywriter. As áreas dos investimentos, finanças pessoais e análise fundamental de empresas são as que mais constam nos seus artigos e procura aprender mais com as diversas temáticas que surgirão na MeuCapital.