Galp firma acordo de 20 anos para compra de GNL americano a partir de 2027

A Galp Energia anunciou na passada terça-feira, dia 20 de dezembro de 2022, a ratificação de um acordo com a empresa norte-americana, NextDecade Corporation, o qual prevê o fornecimento de um milhão de toneladas anuais de gás natural liquefeito (GNL) à empresa portuguesa. O acordo estabelecido terá a duração de 20 anos, estimando-se que as entregas ocorram a partir de 2027.

GNL: O que é e onde pode ser utilizado?

O Gás Natural Liquefeito caracteriza-se essencialmente por gás natural no estado líquido. A liquefação, ou seja, a mudança do estado gasoso para o líquido acontece quando o gás natural é filtrado e arrefecido a uma temperatura de 163ºC negativos.

De entre as várias utilizações possíveis do gás natural liquefeito, podemos destacar: combustível alternativo à gasolina ou gasóleo; fonte de calor em fornos de fusão de vidro; sanitização e secagem de produtos nas indústrias química e farmacêutica.

Acordo de Compra e Venda

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Galp salienta que procedeu à assinatura de um acordo de compra e venda com a NextDecade Corporation, o qual será válido por um período de 20 anos. De salientar que o fornecimento de GNL terá lugar a partir do terminal de GNL de Rio Grande, o qual se situa no Estado norte-americano do Texas. 

Volumes competitivos de GNL

A Galp, empresa petrolífera portuguesa, refere que este acordo irá contribuir para o reforço do acesso da Galp a volumes competitivos de GNL dos Estados Unidos da América, complementando os fornecimentos oriundos da Venture Global, os quais terão início previsivelmente em 2023. Além deste facto, a Galp salienta que este contrato firmado com a NextDecade Corporation evidencia uma maior flexibilidade e diversidade geográfica do seu portfólio de fornecedores.

Venture Global

Em maio de 2018, a Galp já havia realizado um acordo semelhante com a Venture Global, o qual também previa a aquisição de um milhão de toneladas por ano de GNL durante um período de 20 anos. Neste caso o fornecimento, terá lugar a partir do terminal de exportação de GNL Calcasieu Pass, o qual se localiza em Cameron Parish, no Louisiana. 

 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img