TVDE: criação de milhares de postos de trabalho

Dada a operacionalidade de serviços da Uber, realizar uma renda extra através da empresa, pode tornar-se numa opção para todos os que necessitam. Assim, a plataforma Uber, que comemora oito anos de existência em Portugal, divulgou um estudo que indica que entre 2013 e 2019, o número de empresas no sector cresceu 71%, tendo sido criados mais de sete mil empregos.

Segundo a Uber, o relatório “Uber e o TVDE em Portugal: A tecnologia ao serviço da comunidade”, sobre o impacto económico-social do sector TVDE em Portugal, e dados até janeiro de 2022 do Instituto Nacional de Estatística (INE) demonstram o “impacto positivo” que o modelo flexível teve no país e na atividade do transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros (que inclui serviço de táxi e TVDE).

Os serviços da Uber vieram facilitar o transporte em muitas regiões do país, onde os transportes públicos não alcançam os níveis de eficiência desejados ou, simplesmente, não têm a prontidão que os serviços TVDE proporcionam, onde as operações se desenvolvem numa aplicação com inúmeros condutores dispostos a proporcionar o serviço 24 horas por dia.

O documento revela que a flexibilidade das oportunidades de trabalho está ajustada às preferências e às necessidades individuais dos motoristas ativos na plataforma da Uber em Portugal, com 68% destes a indicarem que a possibilidade de escolher onde e quando trabalham, assim como as aplicações que melhor respondem às suas necessidades, como sendo o que mais valorizam no TVDE.

Em comunicado, a Uber relata que “entre 2013, ano anterior ao lançamento da operação da Uber em Portugal, e 2019, o número de empresas no sector cresceu 71%. O emprego no sector cresceu 51% e foram criados mais de 7.000 empregos líquidos. O volume de negócios aumentou 84% em comparação com o período anterior à entrada da Uber em Portugal”.

De acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) citado no relatório, existem mais de 39.000 motoristas TVDE, exercendo a atividade através de mais de 9.500 empresas licenciadas como Operadores de TVDE, proporcionando a flexibilidade e operacionalidade mencionada anteriormente.

Só em 2019, o ano de receitas mais elevado no setor do turismo desde que há registos, Portugal recebeu utilizadores Uber oriundos de 81 países. Nesse Verão, para dar resposta à procura turística, 72% dos motoristas das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto e dos distritos de Coimbra e Braga mudaram temporariamente para outras regiões durante a época alta, nomeadamente para o Algarve, em resposta ao aumento da procura.

No relatório é relembrado o compromisso de sustentabilidade que a Uber tem vindo a desenvolver em Portugal desde 2016, ano em que foi lançado o serviço de viagens em veículos 100% elétricos pela primeira vez a nível mundial, sendo que, em 2020, a Uber assumiu o compromisso de eletrificar, até 2025, pelo menos 50% dos quilómetros percorridos na Área Metropolitana de Lisboa e outras seis capitais europeias. Com esse compromisso, entre 2020 e a primeira metade de 2021, a percentagem de quilómetros 100% elétricos percorridos na plataforma na AML aumentou 55% para mais de 9%.

Para comemorar os seus 8 anos de existência no país, a Uber encontra-se a oferecer um vale de 8€ de desconto na primeira viagem para os utilizadores dos serviços.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img