Será uma boa altura para investir em imobiliário?

Se tens pensado em iniciar a tua jornada enquanto investidor imobiliário deves estar a questionar-te se esta é a melhor altura para começar. E acredito que, sempre que falas sobre este tema com alguém próximo, a maioria das respostas que deves ouvir são para esperares e que agora é que o mercado vai ficar bom. Estou enganado?

Acredita que não és a única pessoa a ter dúvidas sobre o “melhor momento” para iniciar a sua jornada, mas espero que este artigo te ajude a estruturar os teus próximos passos e definir o início da tua jornada enquanto investidor imobiliário.

O melhor momento para investir foi ontem

E o segundo melhor momento é hoje. Acredito que já tenhas ouvido isto antes. 

Parece clichê, mas não é. Com isto não quero que aches que te pretendo convencer em avançar, pelo contrário. Mas gostava de partilhar contigo um pouco sobre a minha experiência e como estive no teu lugar várias vezes. E adivinha? Quem me dera ter começado ainda mais cedo!

Quando estava na mesma situação que tu, em busca de mais e a tentar perceber como entrar no mercado imobiliário e decidi avançar para o meu primeiro investimento ouvi todas as respostas que possas imaginar, as quais acredito que tenhas ouvido também: o mercado está muito alto, espera que agora é que os preços das casas vão baixar, não te metas a fazer obras que vai dar asneira, está tudo demasiado caro para isso, entre muitas outras. 

Sabes, só te posso dizer que ainda bem que mantive a minha estratégia e avancei, porque tinha deixado passar muitos mais negócios pelo caminho.

No entanto, também sei que momentos como os de hoje dificultam o otimismo de quem pretende iniciar a sua jornada. Não te sintas sozinho, pois não és o único. Aliás, não penses que por já ter estado envolvido em vários negócios imobiliários que isso não me deixa algum receio. Contudo, não pode ser impeditivo para avançar e apenas reforça a minha premissa: ter uma estratégia clara e bem definida, procurando adquirir o máximo de conhecimento para minimizar os riscos. Falei um pouco sobre isto neste artigo.

E continua a ser possível

Mesmo neste mercado “em altas e caro”, supostamente já esgotado de boas oportunidades, avancei com a aquisição de mais um imóvel e estou a construir o meu 1º Alojamento Local a 100km de distância. E não penses que temos de ser “super investidores” e encontrar todos os negócios antes de chegarem ao mercado para o fazer, porque não temos, de todo. Este é mais um exemplo de um excelente negócio que estava nos portais comuns com um potencial incrível e ótimas rentabilidades.

Acima de tudo, se seguirmos uma metodologia prática e validada para encontrar negócios e investir com sucesso estaremos no caminho certo para conseguir fazer o nosso 1º investimento. Se gostavas de conhecer um pouco sobre a minha metodologia, espreita este artigo com os meus 10 passos para investir em imobiliário aqui.

Presos aos preços anteriormente praticados

Uma das maiores barreiras que tenho visto em todos aqueles que querem iniciar a sua jornada é estarem a comparar o mercado atual com o valor dos imóveis em 2016-2018, ou antes. Eu fiz o mesmo e posso dizer-vos que o melhor é não preguem rasteiras a vocês próprios, esses negócios já foram. Sejam realistas e procurem por oportunidades rentáveis com base no valor real e atualizado dos mercados.

Posso partilhar uma história pessoal onde fiz exatamente o mesmo e preguei uma rasteira a mim próprio.

Por volta dessa altura, um familiar meu comprou um apartamento totalmente remodelado na periferia de Lisboa por 45.000€ para ir viver. Uns anos mais tarde fui visitar um apartamento exatamente igual no mesmo prédio, mas precisava de algumas melhorias estéticas. Estava na casa dos 80.000€ e adivinhem o que aconteceu? Nem fiz proposta, porque estava “ancorado” ao preço anterior e este ainda precisava de algumas obras de melhoria.

Hoje este imóvel era vendido em segundos sem dúvida nenhuma. Bem, creio que percebes onde quero chegar. As oportunidades vão passando e o mercado continua a seguir o seu caminho.

Mas e as rentabilidades com estes juros?

Provavelmente deves ter feito algumas simulações e começas a pensar que a tua ideia de encontrar um imóvel com altas rentabilidades está por um fio. Não está, mas será necessário um pouco mais de trabalho para encontrar esses negócios.

Se segues o meu Instagram (valorimobiliario.pt), sabes que a minha preferência é o arrendamento. E quem investe em arrendamento viu muitos dos negócios disponíveis no mercado tornarem-se inviáveis com a subida das taxas de juro. És da mesma opinião?

A nossa estratégia de investimento deve ser clara, mas também deve ser flexível para acompanhar as flutuações e movimentações naturais dos mercados. Principalmente quando estamos a começar.

O que quero dizer com isto é: o mesmo imóvel pode ter mais finalidades do que meramente o arrendamento tradicional e existem mercados onde outro tipo de arrendamentos tem elevada procura.

Sim, refiro-me ao arrendamento por quartos e ao Alojamento Local, por exemplo. Pois, se os mercados mais imediatos estão menos líquidos, porque não olhar para outros e começar a construir a nossa liberdade de amanhã?

Espero que este artigo te ajude a colocar algumas questões e a definir o rumo da tua jornada de investimentos imobiliários. Já sabes, não existem momentos perfeitos, muito menos primeiros investimentos perfeitos.

Procura adquirir o máximo de conhecimento possível para minimizar os teus riscos, mas toma uma ação. Porque o conhecimento sem prática não te levará a nenhum lado diferente do que estás hoje.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img