Resultados das gigantes americanas em destaque: Alphabet, Amazon, Meta, Snapchat e PayPal. O que revelam?

Algumas das maiores empresas americanas já divulgaram os resultados do último trimestre de 2021 e as perspetivas para os períodos seguintes. As surpresas não foram poucas. Saiba tudo aqui.

A Amazon quase duplicou o lucro face ao período homólogo, as ações da PayPal sofreram o maior sellof na história da empresa, o Snapchat publicou o seu primeiro lucro trimestral, as ações da Meta caíram mais de 20% após o anúncio dos resultados, e a Alphabet anunciou um desdobramento das suas ações, à razão de 20 para 1, para avançar em Julho. 

Amazon

A Amazon (AMZN) revelou ter duplicado o lucro face ao período homólogo, dado o sucesso, tanto no controlo dos custos da mão-de-obra e de fornecimento, como nas receitas dos segmentos de cloud-computing e publicidade. O maior impulso nos ganhos aconteceu devido ao investimento na construtora de carros elétricos Rivian Automotive (RIVN) que, por sua vez, acrescentou cerca de 12 mil milhões de dólares, em lucros. 

O gigante da tecnologia e do comércio electrónico registou receitas trimestrais de 137,4 mil milhões de dólares, sendo que, no mesmo período do ano anterior apenas teve receitas de 125,6 mil milhões de dólares. 

Os lucros, por sua vez, subiram para $14,3 mil milhões contra $7,2 mil milhões no ano anterior. Os resultados foram uma surpresa para alguns analistas que esperavam que os ganhos fossem mais moderados, uma vez que a Amazon lidou com um aumento de custos em diversas frentes. Por fim, as ações da Amazon subiram mais de 14%, na passada quinta-feira.

PayPal

As ações da PayPal (PYPL) sofreram a maior queda na história da empresa, depois de esta ter baixado as suas perspectivas relativas ao lucro esperado em 2022, e de ter afastado uma ambiciosa estratégia de crescimento, que pôs em prática em 2021. As ações da empresa de pagamentos caíram mais de 24%, na passada quarta-feira, para um nível de $132,57, diminuindo o seu valor de mercado, em cerca de $50 mil milhões. 

O executivo da PayPal indicou uma série de fatores que irão estimular os seus resultados em 2022. Alguns são exclusivos da PayPal, como o aumento na taxa de imposto efectiva que a empresa espera ter este ano. 

Relativamente a fatores macroeconómicos, o destaque foi para a redução do estímulo governamental, a escassez de mão-de-obra, a variante Omicron, a inflação e os problemas na cadeia de abastecimento, que acabam por exercer uma maior pressão negativa sobre o seu crescimento.

No ano corrente, a PayPal espera gerar ganhos ajustados por ação de cerca de $4,67, situando-se abaixo da estimativa consensual dos analistas inquiridos pela FactSet, de $5,21. A empresa prevê, também, um crescimento das receitas entre 15% e 17%, menos do que o crescimento de 18% indicado há poucos meses.

Snapchat

O SnapChat (SNAP) publicou o seu primeiro lucro trimestral e sinalizou que está a adaptar-se às perturbações no mercado da publicidade digital causadas pelas mudanças na política de privacidade da Apple Inc. 

O SnapChat anunciou na passada quinta-feira, um lucro líquido de 22,6 milhões de dólares no trimestre mais recente, após as vendas terem subido 42%, ou seja, para 1,3 mil milhões de dólares, relativamente ao período homólogo, superando as expectativas de Wall Street. A empresa, nos seus resultados, prevê vendas de até $1,08 mil milhões no trimestre atual, superando as expectativas médias dos analistas, de acordo com um inquérito da FactSet.

O gigante tecnológico revelou, ainda, um aumento anual de 20%, nos seus utilizadores ativos diários na sua aplicação Snapchat, sendo esta,  popular entre os adolescentes e jovens adultos, muitos no estrangeiro. As ações subiram após a publicação dos resultados, avançando mais de 50% em after-hours trading. A subida deu-se após uma queda de 24% na quinta-feira, dado o enorme selloff nas ações tecnológicas no mesmo dia.

Meta

A empresa mãe Meta Platforms (FB) do Facebook, surpreendeu os investidores com um declínio, mais acentuado do que o esperado, dos lucros e uma perspectiva pouco otimista para o ano, no seu primeiro relatório de ganhos desde que o Chefe Executivo Mark Zuckerberg delineou a estratégia para o metaverso. As ações da Meta sofreram uma queda pesada após o anúncio dos resultados, caindo mais de 20%.

A empresa referiu também, que espera um abrandamento no crescimento das suas receitas devido à redução do tempo gasto pelos seus utilizadores nos seus serviços mais lucrativos. Citou a inflação como um peso nos gastos dos anunciantes, tendo, também, estimado que as alterações na política de privacidade introduzidas pela Apple, em 2021, podem ter um impacto negativo de cerca de 10 mil milhões de dólares este ano na sua principal fonte de receita, a publicidade. 

Para além disto, a  Meta perdeu cerca de um milhão de utilizadores diários a nível mundial e estagnou nos EUA e Canadá, dois dos seus mercados mais rentáveis.

Alphabet

A empresa mãe da Google, Alphabet (GOOG), registou mais um trimestre de forte crescimento das vendas, quase duplicando os seus lucros, apesar da crescente pressão regulatória que ameaça o futuro do gigante de pesquisa. 

Os segmentos da empresa de pesquisa on-line, vídeo e vendas de anúncios na Internet tornaram-na numa das principais beneficiárias, no ano passado, de uma subida generalizada nas receitas de publicidade digital. Em 2021, tanto pequenas como grandes empresas inundaram o mercado publicitário, numa tentativa de conquistar clientes que passaram grande parte do seu tempo, durante a pandemia, em casa.

Nesta terça-feira, a Alphabet publicou receitas do quarto trimestre de 2021 de 75,33 mil milhões de dólares, revelando um aumento de 32% em relação ao ano anterior. O lucro anual da empresa aumentou quase 36 mil milhões de dólares, face ao ano anterior, mais do que os lucros, de 2021, da Goldman Sachs e da Visa combinados. A empresa mencionou, também, que faria um stock split de 20 por 1 das suas ações. A mudança surge após o desdobramento da Apple e da Tesla, em 2020.

Diogo Chaves 07/02/2022

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img