O sucesso do “copycat” de Warren Buffett

Desde 1994, que o investidor de sucesso californiano de nacionalidade Indiana, Mohnish Pabrai, persiste na imitação e recriação metódica de todos os movimentos de Warren Buffett no mundo dos negócios. Agora, com 57 anos de idade, já arrecadou milhões com a sua estratégia de “clonagem” (como opta por designar), sendo designado como o “copycat” de Warren Buffett 

Warren Edward Buffett, homem de negócios e filantropo, é indiscutivelmente reconhecido como sendo um dos maiores investidores de todos os tempos. Foi apelidado de “Oráculo de Omaha” devido à grande comunidade de investidores que acompanha de perto as suas escolhas e comentários sobre o mercado e pelo facto da sua cidade de residência ser Omaha, Nebraska.

Pabrai, após ter descoberto que Buffett conseguira acumular retornos de investimento de 31% por ano, ao longo de 44 anos, deu início à sua missão de reproduzir as táticas do bilionário, na esperança de um dia também se tornar num.  Começou então por ler variadíssimos livros sobre a metodologia de Buffett e estudou religiosamente todas as cartas que Buffett havia escrito aos acionistas da Berkshire Hathaway ($BRK.A), ao longo das décadas. Mais tarde começou também a participar em todas as reuniões anuais da Berkshire.

A partir de 1995, este “mímico” foi capaz de, em menos de 5 anos, transformar 1 milhão de dólares em 10 milhões. E de 2000 a 2018 o seu fundo de investimento, fortemente inspirado pelo partnership model de Warren Buffett, gerou um retorno surpreendente de 1.204%. 

Com este estratagema, Pabrai conseguiu tornar-se num dos principais investidores da sua geração e, com o passar dos anos, a sua técnica de clonagem tornou-se tão popular entre fãs, que, como consequência, ele mesmo passou a ter “clones” a segui-lo.

No livro “Richer, Wiser, Happier”, lançado no mês passado (abril de 2021), onde são abordadas as vidas de mais de 40 investidores ilustres, o autor, William Green, descreve esta  técnica como sendo “para pessoas que se preocupam mais em ganhar do que em manter uma reputação de respeito”. O próprio Pabrai admite: “Eu sou um imitador sem vergonha. Tudo na minha vida foi copiado. . . Não tenho ideias originais” e acredita que mais investidores não se aproveitam desta estratégia lucrativa porque “para se ser um bom imitador o investidor tem de perder o seu ego”.

Este género de procedimento não é incomum. A etoro, que é uma plataforma de negociação social, permite que os seus utilizadores “copiem” as ações de outros investidores com maiores conhecimentos. Porém nada se compara ao grau de dedicação de Pabrai. 

Para além de Buffett, Pabrai também idolatra Charlie Munger e outras grandes personalidades da área financeira. Para além de seguir todos os movimentos dos seus “gurus”, no mundo dos negócios, também faz questão de imitar os seus estilos de vida, passando os seus dias a ler e a jogar Bridge online, como Buffett costuma fazer

Todavia, no fim, o “aprendiz” acabou por conhecer o seu “mestre”. Em julho de 2007, Pabrai e o seu melhor amigo, Guy Spier, ganharam um almoço com Warren Buffett num leilão de caridade, licitando 650.100 dólares para o conseguir.

Autora: Leonor Ramos

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img