O estilo de vida de Warren Buffett

Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway, é uma das pessoas mais reconhecidas no mundo dos investimentos. Considerado como a sexta pessoa mais rica do mundo com um património de aproximadamente 109,8 mil milhões de dólares, dados analisados até ao dia de hoje pela Forbes, apresenta um estilo de vida desconhecido por muitos e interessante de se analisar.

Warren Buffett, ao contrário de muitos milionários, tem uma vida frugal e com gostos simples sem muitas extravagâncias. Com isto, iremos analisar alguns pontos que corroboram esta afirmação:

Vive na mesma casa desde 1958

O investidor vive na mesma casa em Omaha, Nebraska, que comprou em 1958 por 31.500$, o equivalente aos dias de hoje de 285.000$, com cerca de 610 metros quadrados. O valor de compra já sofreu uma valorização bastante acentuada com o preço por metro quadrado a subir de 463$ para 1732$, mas Warren Buffett revela numa entrevista à CNBC que nunca a trocaria por nada.

Um conselho prestado pelo próprio foi na aquisição da sua casa de férias em Laguna Beach, Califórnia, em que recorreu a uma hipoteca de 30 anos em 1971. Hoje a casa está à venda por 11 milhões de dólares: “Quando comprei por 150 mil dólares, pedi algum dinheiro emprestado à Great Western Savings and Loans. Provavelmente eu tinha apenas 30 mil dólares de patrimônio líquido na altura. É a única hipoteca que tive em 50 anos.”

Warren Buffett chega mesmo a dizer que se uma pessoa precisar de um empréstimo na compra de casa e usar a hipoteca de 30 anos, que este instrumento é “o melhor instrumento do mundo”. Ele explica da seguinte forma: “Se você estiver errado e as taxas de juro subirem para 2%, o que acho que não acontecerá, você paga. É uma renegociação unilateral. É um instrumento incrivelmente atraente para o proprietário e você tem uma aposta unilateral.”

Conduz o mesmo carro durante anos

Outro grande fator de diferença em relação a outros milionários é o carro que Warren Buffet conduz, bastante modesto e ao qual ele não dá grande importância. Num documentário a filha, Susie Buffett, revela que o pai apenas troca de carro quando ela diz “hora de um carro novo”.

O modelo mais apreciado por parte do CEO da Berkshire Hathaway é o Cadillac XTS, que quando vendeu o modelo antigo de 2006, comprou o Cadillac XTS de 2014, um carro bastante mais simples do que se poderia esperar do sexto homem mais rico do mundo.

Buffett explicou o porquê de não se preocupar com a aquisição de um carro novo numa entrevista à Forbes em 2014: “A verdade é que eu só conduzo cerca de 3500 milhas por ano, portanto, raramente comprarei um carro novo”, disse ele. Isto deve-se também à rápida desvalorização que um automóvel tende a sofrer, o que não representa um bom investimento.

Buffet usou um telemóvel Nokia dobrável por muitos anos

Já mesmo depois do lançamento dos smartphones, Warren Buffett manteve o teu telemóvel Nokia dobrável.  Buffett diz que apenas adquire outro telemóvel realmente quando precisa, que foi o que fez quando passou do Nokia que já tinha há anos para o iPhone 11 que era o último iPhone na altura.

As poupanças de Warren Buffet

Pode-se pensar que uma pessoa tão rica não poupa em pequenas coisas, mas Warren Buffet demonstra exatamente o contrário e que se deve sempre economizar dinheiro.

Numa viagem feita com Bill Gates o investidor ofereceu-se para pagar um almoço e para isso usou uns cupões: “Lembras-te da risada que demos quando viajamos juntos para Hong Kong e decidimos almoçar no McDonald’s? Ofereceste-te para pagar, enfiaste a mão no bolso e tiraste… cupões!”, disse Bill Gates, revelando o quanto Buffet valoriza a poupança de dinheiro e um bom negócio.

Da mesma forma, após o nascimento do primeiro filho de Buffet, ele aproveitou uma gaveta de uma cómoda para um espaço para o bebé dormir em vez de adquirir um berço, e já no nascimento do segundo filho pediu emprestado um berço em vez de comprar um novo, o que ninguém esperaria de uma pessoa com tanto dinheiro.

Autor: Carlos Magalhães

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img