Membro do BCE defende subida nos juros em setembro

O governador do banco central da Letónia e membro do BCE falou em Jackson Hole, no encontro de banqueiros centrais que está a decorrer nos Estados Unidos e defendeu a subida dos juros em setembro.

Martins Kazaks, governador do banco central da Letónia e membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE), defendeu, no encontro de banqueiros centrais que se está a realizar em Jackson Hole, nos Estados Unidos, uma forte subida das taxas de referência na próxima reunião de política monetária, que estará datada para setembro deste ano. 

O discurso de Kazaks deixa-nos à espera de que o BCE aumente as taxas de juro já em setembro o que, segundo o banqueiro, deverá ser, no mínimo, em 50 pontos base. 

No entanto, o mesmo considera que uma subida mais avultada, de 75 pontos base, também deverá ser discutida.

Em julho deste ano, o BCE subiu, pela primeira vez desde 2011, a taxa diretora de 0% para 0,5%, acima dos 0,25% esperados pelos analistas. 

Agora, e após as declarações em Jackson Hole, o mercado já está a antecipar uma nova subida da taxa em 50 pontos base na reunião marcada para dia 8 de setembro. 

Na raiz deste aumento das taxas de juro está, nomeadamente, a taxa de inflação que tem vindo a crescer. 

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) registou um aumento para os 8,9% na Zona Euro e para 9,6% na União Europeia, segundo dados do Eurostat. 

Note-se que a meta do BCE é uma taxa de inflação de 2%.

O governador do banco central da Letónia considera que é provável que se suceda uma recessão na Zona Euro, mas que o problema da escalada dos preços se resolverá. 

Martins Kazaks referiu que “Com esta inflação elevada, evitar uma recessão será difícil, o risco é substancial e uma recessão técnica é muito provável. Na Letónia, uma recessão está no cenário base”.

“Concentrar a subida dos juros no início do ciclo é uma opção sensata”, disse Kazaks. “Tendo em conta a perspetiva atual, deveria ser, pelo menos, 50 pontos base“, acrescentou o banqueiro.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img