Lucro da Endesa aumenta 75,7% no primeiro trimestre para 594 milhões

Fonte da imagem: LogosMarcas

A Endesa anunciou que durante os primeiros 3 meses de 2023 obteve lucros de 594 milhões de euros, um aumento de 75,7% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A empresa energética espanhola, Endesa, que também detém uma parte significativa do market share da distribuição energética em Portugal, comunicou à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), em Espanha, que obteve um lucro de 594 milhões de euros no primeiro trimestre.

No comunicado enviado À CNMV a empresa comunicou que obteve um um resultado bruto de exploração (EBITDA) de 1.462 milhões de euros, mais 60% do que no primeiro trimestre do ano passado, enquanto o resultado líquido de exploração (EBIT) mais do que duplicou (102,5%) para 990 milhões de euros. 

Noutras parcelas, as receitas registaram uma queda de 1,2%,  para os 7.504 milhões de euros, já as depreciações, amortizações e perdas por imparidade em ativos não financeiros atingiram os 426 milhões de euros até março.

Fontes da empresa dizem que estes resultados se deveram “à progressiva normalização das condições do mercado de energia, tendo em conta a queda nos preços do gás”.

O preço do gás está a regressar a valores normais, depois da instabilidade verificada pela invasão russa da Ucrânia, e das restrições colocadas por Moscovo e pela Gazprom no que toca aos envios de gás para países da Europa, havendo mesmo países, como a Bulgária e a Polónia que viram a totalidade dos envios de gás russo serem suspendidos em maio de 2022.

Quanto ao futuro, o CEO da empresa, José Bogas, prevê uma “normalização das condições de nossos negócios de geração convencional e gás ao longo do ano, por isso não devemos baixar a guarda nos próximos meses”.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img