Jaguar Land Rover anuncia veículo movido a hidrogénio

Na passada terça-feira, dia 15 de junho, a Jaguar Land Rover anunciou um veículo movido a hidrogénio, ainda em desenvolvimento, que tem por base o novo modelo Land Rover Defender da empresa, prevendo-se que venha a ser testado ainda este ano.

Com a criação deste projeto, denominado de Project Zeus, a Jaguar Land Rover vem reforçar a sua vontade de atingir zero emissões de tubo de escape até 2036. Por outro lado, a empresa também se comprometeu a atingir zero emissões de carbono na sua cadeia de valor, operações e produtos até 2039.
Ambos os objetivos fazem parte da estratégia “Reimagine” da Jaguar Land Rover, anunciada em fevereiro do presente ano, onde foi anunciado que a partir de 2025, a empresa apenas produzirá veículos totalmente elétricos.

O hidrogénio tem as mais variadas aplicações, podendo ser utilizado em vários setores como a indústria ou os transportes, e assim, é descrito pela Agência Internacional da Energia como um “portador versátil de energia”. Consequentemente, Ralph Clague, Head of Hydrogen and Fuel Cells na Jaguar Land Rover, anunciou que a empresa considera que o hidrogénio tem um papel importante no futuro da indústria de transportes, incluindo nos veículos elétricos.

As células de hidrogénio permitem mover um veículo através da combinação de hidrogénio e oxigénio para produzir energia, emitindo apenas água. Com a utilização destas células, os veículos são recarregados mais rapidamente, têm densidade de energia elevada e mantêm a sua performance em ambientes com temperaturas mais baixas, o que lhes permite viajar distâncias mais longas.

O Project Zeus é parcialmente financiado pelo Advanced Propulsion Center, uma organização apoiada pelo governo inglês, que facilita o financiamento de projetos de desenvolvimento e pesquisa no Reino Unido. Tal financiamento permite à Jaguar Land Rover otimizar um powertrain de hidrogénio, de modo a proporcionar a performance e capacidade à qual os clientes Land Rover estão habituados.

É ainda importante mencionar que a Jaguar Land Rover não é a única empresa automóvel que está a investir no desenvolvimento de veículos movidos a hidrogénio. Também a Toyota, a Honda e empresas mais pequenas como a Riversimple têm começado a apostar na criação deste tipo de veículos.

Autora: Maria Beatriz Dias

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img