fbpx

Inverno cripto: devo comprar ou vender moeda digital?

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Desde o início do mês de maio, o mercado dos criptoativos entrou em queda, experienciando uma das maiores quedas desde que surgiu, tendo os investidores assistido à desvalorização das suas carteiras de ativos. Mas será esta uma boa altura para vender ou comprar mais moeda digital?

A designação “inverno” cripto corresponde ao nome comumente usado para definir um período de queda geral dos preços de uma dada classe de ativos, nomeadamente o inverno cripto refere-se, como o próprio nome indica, à queda das criptomoedas que se tem vindo a registar ao longo das últimas semanas. 

De acordo com a análise da QR Asset Management, a criptomoeda que mais desvalorizou entre 1 de maio e 11 de maio foi a Terra (LUNA), com uma queda de 98,51%, seguida pela Avalanche (AVAX) que recuou 42,21%. 

Na lista de criptomoedas com pior desempenho segue-se a Decentraland (MANA) com uma queda de 41,42%, a Solana (SOL) com uma queda de 39,69% e a Polkadot (DOT) com um recuo de 38,18%. 

Segundo o CoinMarketCap, em apenas um dia, a 11 de maio, a capitalização de mercado das criptomoedas sofreu uma queda de US $1,419 triliões para US $1,220 triliões, o que corresponde a uma perda de 16,3%. 

De acordo com a avaliação do sócio fundador da Mercurius Crypto, “o momento atual do mercado de cripto é de bastante stress. Podemos concluir que a queda das moedas digitais está relacionada com fatores externos, como a postura do Federal Reserve e a queda das ações de tecnologia, que estão mais relacionadas do que nunca com o mundo dos criptoativos”. 

Deste modo, e tendo por base a deterioração das expectativas de inflação nos EUA e a correlação entre o mercado das moedas digitais e do mercado de ativos de risco tradicionais, não se sabe qual será o pano de fundo para a queda das criptomoedas. 

Mas afinal o que deve fazer num momento destes?

De acordo com os especialistas, este não é o momento para vender as suas criptomoedas, ainda que a sua carteira esteja a perder valor. Pelo contrário, deve segurá-las e comprar mais. 

O CEO da BitPreço aponta que o movimento de queda generalizada dos preços dos criptoativos é um ciclo comum que acontece após um processo de queima de criptomoedas que reduz para metade a quantidade disponível no mercado, processo chamado de halving.

Afirmou ainda que este não é o momento certo para vender, uma vez que as moedas digitais voltarão a subir, e que “[O inverno cripto é] uma correção muito forte dos preços, que costuma demorar alguns meses, até os preços conseguirem se atualizar”. 

O gestor do portefólio da hashdex comentou ainda que historicamente, as criptomoedas tendem a recompensar os investidores que são suficientemente resilientes para aguentar períodos de maior turbulência e instabilidade

Importa referir que as perspetivas relativamente às criptomoedas divergem. Não obstante ao conselho destes especialistas, deve realizar uma investigação detalhada, de forma a obter o maior ganho possível.

Autora: Ana Rita Ribeiro

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 20,777.00
$ 20,777.00
2.57%
ethereumEthereum
$ 1,191.31
$ 1,191.31
2.74%
xrpXRP
$ 0.353913
$ 0.353913
3.15%
cardanoCardano
$ 0.48855
$ 0.48855
4.2%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img