A Gucci, empresa italiana de alta costura, junta-se aos grandes nomes como Microsoft e Starbucks, passando a permitir pagamentos através de criptomoedas em algumas das suas lojas na América.
De entre as várias criptomoedas que existem, destacam-se três das mais conhecidas que poderão ser usadas: Bitcoin, Ethereum e Litecoin.
O objetivo da marca italiana é expandir este serviço a todas as suas lojas na América do Norte e, posteriormente, para o resto do mundo, começando pelas lojas de Nova York, Los Angeles, Miami e Las Vegas.
Já no mundo da moda isto não surge como novidade. A Off-White, marca de luxo, começara a aceitar pagamentos deste tipo em março deste ano em algumas das suas lojas.
“A Gucci está sempre à procura de abraçar as novas tecnologias quando estas oferecem uma melhor experiência aos nossos clientes”, referiu o CEO e presidente Marco Bizzarri numa entrevista para a Vogue Business.
Para além desta nova opção de pagamento, a Gucci tem uma equipa especialmente focada em Web3, tendo já começado a desenvolver propriedade digital na The Sandbox, uma plataforma de imobiliário baseada na tecnologia blockchain.
A Gucci foi também a primeira marca de luxo a lançar um NFT – non-fungible token – vendido por 25 mil dólares em junho do ano passado.
Atualmente, um dos seus NFTs que está à venda na sua loja no OpenSea – um dos maiores mercados de NFT mundiais – listado em 420.69 ETH (Ethereum), vale mais de 1 milhão de dólares.
As criptomoedas tornam-se cada vez mais utilizadas nas mais variadas compras, como, por exemplo, na compra de uma casa em Braga na semana passada.
Assim, o mundo das cryptocurrencies que continua em evolução, ganha novas faces, desta vez, no mundo da moda.
Autor: Diogo Andrade