Quer investir e não sabe em quê? Leia isto!

Fonte da imagem: Proteste Investe
Recentemente, partilhei aqui um artigo sobre a melhor forma (na minha opinião, claro) para calcular qual deve ser o risco associado à sua carteira de investimentos. Esta forma é puramente lógica e matemática, deixando assim de fora a sua própria noção, sentimentos ou “achismos” (expressão destinada a englobar todos os “eu acho que…”).
Se não leu este artigo, convido-o a fazer isso, carregando aqui.
Devo alertar, tal como fiz no primeiro artigo, que esta é a minha forma, que para mim faz sentido e para outros não fará. No fundo, cada um saberá a sua própria tolerância ao risco e é com essa intuição que deve seguir porque é essa mesmo que lhe traz conforto nos seus investimentos.
Se leu o artigo que mencionei acima e se identifica com esta lógica de cálculo de risco, então vamos passar à segunda fase e responder à questão “que investimentos devo fazer para estar devidamente enquadrado no meu nível de risco?”.
É verdade que existem inúmeros tipos de investimentos mas, por uma questão de simplificação, vamos agrupá-los em 3 grandes grupos:
  • Ações
  • Obrigações
  • Capital Seguro
Vamos deixar de fora deste tópico alguns investimentos como o imobiliário que, por si só, dão uma série de artigos próprios ou coisas como forex ou criptomoedas já que são investimentos nos quais não tenho experiência e, por isso, não quero falar do que não sei.
 
Tanto as ações como as obrigações que menciono acima podem ser vistas como um investimento direto (comprar efetivamente ações ou obrigações da empresa X) como indireto através de fundos ou ETF’s. Claro que o risco de um ETF do S&P500 é consideravelmente inferior ao risco de uma das ações que o compõe mas, a bem deste exercício e como forma de simplificação, vamos considerar que são tudo “ações” ou “obrigações”.
 
O que é mencionado com capital seguro serão, tendencialmente, os depósitos a prazo, contas poupança, certificados de aforro e outros deste género. Acredito que uma carteira bem estruturada deve ter sempre uma parte com este tipo de produtos. Há quem lhe chame “reserva de emergência” ou “fundo de emergência”, mas eu chamo-lhe apenas “diversificação e controlo de risco”.
Então, pegando no artigo que falei anteriormente onde era referido que há um nível de risco “certo” para cada idade, como deve ser construída a carteira de investimentos em cada um desses níveis? Abri um Excel em branco, comecei a fazer algumas contas e simulações e, após algum tempo, cheguei a estes cenários possíveis:

investir risco meucapital

Como seria de esperar, há uma redução progressiva no investimento em ações que é substituído pelo capital seguro à medida que o tempo passa. Isto tem o objetivo, tal como se fala no anterior artigo, de ir reduzindo gradualmente o risco à medida que o tempo passa, já que numa idade mais avançada, os nossos investimentos terão menos tempo para produzir resultados e, por isso, será importante ter a grande parte da carteira em produtos seguros. Note-se, no entanto, que ainda assim há ali uma pequena percentagem de ações e obrigações para que a rentabilidade geral da carteira continue a usufruir da valorização destes produtos.
 
Tenha em consideração que esta é uma das várias combinações possíveis para ajustar o nível de risco dos 3 produtos ao nível de risco da carteira e que deve usar este gráfico apenas como uma partilha de ideias e nunca como um sugestão ou “receita”.
Por favor, não encare isto como uma recomendação de investimento. Deve recolher o máximo de informação e visões diferentes mas, no final, tomar a sua própria decisão. O investimento consciente traz melhores resultados sempre!
O objetivo deste artigo é ajuda-lo a criar a sua primeira carteira de investimentos e colocá-lo a pensar no assunto. Com tempo e experiência, seguramente que irá encontrar o seu próprio método e dominar o tema!
Publicidade
XTB, S.A – Sucursal em Portugal está inscrita na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) com o número 341.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img