Elon Musk diz que vai pagar mais de 11 mil milhões de dólares em impostos este ano

Elon Musk enfrenta uma pesada conta fiscal este ano, possivelmente a maior da história dos Estados Unidos.

“Para quem esteja com dúvidas, vou pagar mais de 11 mil milhões de dólares em impostos este ano”, escreveu o magnata sul-africano na rede social Twitter. 

Elon Musk, que é o dono da Tesla e também da SpaceX, é o homem mais rico do mundo, de acordo com a estimativa da Bloomberg. De acordo com esta lista, a fortuna de Musk rondará os 243 mil milhões de dólares (215,55 mil milhões de euros). A comparar com o segundo homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, Musk tem uma fortuna 48 mil milhões de dólares maior do que a do criador da Amazon. 

Elon Musk não ganhou salário ou bónus em dinheiro. Em vez disso, foi pago através de opções de ações, dando-lhe o direito de comprar ações da Tesla ($TSLA) a um preço igual ao preço de mercado, no momento em que as opções são emitidas, mas provavelmente bem abaixo do seu valor no momento em que são exercidas.

Musk recebeu 25,5 milhões de opções em 2012 e tinha cerca de 22,9 milhões dessas opções adquiridas nos anos subsequentes, conforme a realização de objetivos financeiros por parte da Tesla. No entanto, não teve que pagar impostos sobre essas opções até as exercer para comprar ações.

Como esse bloco de opções expira em agosto de 2022, Musk finalmente iniciou o processo de as transformar em ações no início de novembro.

Quando ele exerce as opções, o valor das ações recém-adquiridas é tributado como renda, com uma quota de 40,8% para alguém no escalão de impostos de Musk. E é daí que vem a enorme cobrança de impostos.

O chefe da Tesla e da SpaceX tem discutido com democratas proeminentes no Twitter sobre a questão da evasão fiscal. Ainda a semana passada, a senadora democrata Elizabeth Warren criticou a revista Time por escolher Musk como ‘homem do ano’. Musk contestou, publicando na rede social Twitter: “este ano vou pagar mais impostos que qualquer norte-americano na história”.

Em 2020, Musk já tinha transferido a sua residência oficial de Los Angeles, no Estado da Califórnia, onde tem vivido nos últimos 20 anos, para Austin, no Texas. A mudança de residência permite-lhe reduzir de forma significativa os impostos que paga. Em outubro, Musk anunciou que vai transferir a sede da Tesla, de Palo Alto, também na Califórnia, para Austin, que justificou com o elevado custo de vida na localidade californiana.

Autor: Henrique Gil

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img