Até ao fim do mês de março, os aeroportos portugueses totalizaram 13 milhões de passageiros, o que perfaz um aumento de 15% face ao mesmo período de 2019, coincidente com o período pré-pandemia. A Vinci, dona da Ana, salienta que os números de tráfego registados constituem um recorde no primeiro trimestre em Portugal.
Capacidade de resposta rápida por parte das companhias aéreas
O grupo francês Vinci, salienta que o aumento do número de passageiros esteve relacionado com o rápido crescimento de lugares oferecidos pelas companhias aéreas em todos os seus segmentos, quer sejam tradicionais ou low cost.
Porto regista aumento de passageiros de 12%
De acordo com os dados referentes ao primeiro trimestre de 2023, o aeroporto do Porto registou um aumento do número de passageiros na ordem dos 12% relativamente a 2019, perfazendo um total de 3 milhões de passageiros. Por seu lado, o aeroporto de Faro ostentou um crescimento de 9,6%, para 1,1 milhões de passageiros.
Primeiro trimestre de 2022
Comparativamente com os dados verificados no primeiro trimestre de 2022, o aeroporto de Lisboa cresceu 58%, para um total de 7,1 milhões de passageiros. Já no aeroporto do Porto o aumento do número de passageiros situou-se nos 50%, enquanto que no aeroporto de Faro se ficou pelos 46%. Na Madeira, o crescimento do número de passageiros ascendeu aos 68%, ficando-se pelos 42% nos Açores.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.