Turismo sustentável: Funchal é nomeado melhor destino europeu

A 29ª edição dos World Travel Awards (WTA) ocorre este ano de 2022 e, em Portugal, o Funchal e o Algarve estão entre os sete nomeados para ‘Melhor Destino Europeu’, na categoria de ‘Turismo Sustentável’. As outras cidades são Ática (Grécia), Pembrokeshire (País de Gales), Edimburgo (Escócia), Dubrovnik (Croácia) e Baden-Württemberg (Alemanha).

A Câmara Municipal do Funchal afirma, em comunicado, que o turismo é um dos pilares da economia do Funchal, representando 25% do PIB e 17% dos empregos diretos. Neste sentido, a nomeação é fruto “do trabalho contínuo da região e do município na implementação de ações e projetos com impacto assinalável na cidade, ao nível ambiental, social e económico”.

Neste sentido, o município destaca o trabalho realizado em termos de proteção ambiental, com formação e sensibilização ambiental, aposta na reciclagem, na compostagem comunitária e na reflorestação.

Na visão de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, “países pequenos, empresas pequenas estão a fazer muito mais do que os grandes. Vemos um grande hotel ou uma grande cadeia de hotéis que pensam que apenas porque mudaram a garrafa de água de plástico para vidro é o suficiente. Não é o suficiente, têm uma responsabilidade maior”, diz o responsável.

Em intervenção feita na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, Luís Araújo considerou ainda necessário “mudar a atitude de qualquer pessoa que viaja”, pois “isso é fundamental para qualquer atividade, mas sobretudo para o turismo”. Estamos comprometidos com isso e, se queremos um planeta melhor, temos que ter um turismo melhor, temos de estabelecer princípios e, antes de mais, assumir a responsabilidade”, defendeu também.

De acordo com Francisco Ferreira, da associação ambientalista Zero, o turismo “pode e deve fazer parte de um desenvolvimento sustentável que enquadra a vertente ambiental, económica e social, que são absolutamente cruciais”. Tendo em conta os números de 2019, Portugal recebeu quase 27 milhões de turistas. Neste sentido, é essencial “dinamizar a prosperidade de um território como o nosso, onde a atividade turística é um pilar da sustentabilidade”.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img