União Europeia e Noruega ratificam uma aliança de cooperação verde

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen e o primeiro-ministro norueguês Jonas Gahr Støre ratificaram na passada segunda-feira, dia 24 de abril de 2023, um acordo para uma aliança de cooperação verde no setor da energia eólica offshore flutuante.

Novo capítulo verde

De acordo com Ursula Von der Leyen, este acordo representa um novo capítulo verde de uma cooperação positiva no segmento energético. A União Europeia e a Noruega irão trabalhar juntas com o objetivo das emissões zero. Este acordo é o segundo da mesma tipologia que a União Europeia ratifica depois do acordo com o Japão. O principal objetivo destes acordos é o de “caminhar juntos para a neutralidade climática”, no que respeita à captura de carbono, hidrogénio verde ou eletrocatalisadores.

Necessidade de acelerar a transição energética

O referido acordo entre a União Europeia e a Noruega surge no seguimento da crise climática que se vive na Europa, após o corte no fornecimento de energia por parte do líder russo, Vladimir Putin. O primeiro-ministro norueguês, considera que é urgente acelerar a transição energética, referindo que o acordo assinado representa o intento de ambas as entidades para o efeito.

O que está previsto no acordo?

O acordo estabelecido entre a União Europeia e a Noruega pretende reforçar os esforços com vista ao combate às mudanças climáticas e à desflorestação, contribuindo assim quer para a proteção da biodiversidade, quer para a proteção do planeta. Além disso, também visa promover a implementação de uma economia circular e desenvolver padrões globais para a gestão sustentável dos oceanos e das substâncias químicas.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img