Turismo, o maior impulsionador da economia portuguesa.

Esta segunda-feira, Paolo Gentiloni, comissário europeu, afirmou que o turismo externo era o maior impulsionador da economia portuguesa, na Comissão Europeia, em Bruxelas.

A reabertura do turismo externo após a pandemia covid-19 foi considerado o maior influenciador no aumento do PIB em Portugal segundo previsões da União Europeia. Estas previsões consideram que Portugal terá um aumento de 5,8% do PIB, colocando Portugal na primeira posição dos países da União Europeia relativamente ao aumento do PIB. 

Segundo o comissário, este aumento substancial pode ser explicado porque Portugal não cresceu tanto como os outros países em anos anteriores e teve uma recuperação da economia e do setor do turismo prolongada, podendo este funcionar em plenitude, apenas na atualidade. “A recuperação da economia portuguesa seguiu um caminho diferente” dos outros países, afirma.

Esta previsão da União Europeia coincide com a da OCDE de dezembro do ano passado.

No entanto, nem todas as estimativas são tão otimistas. O orçamento de estado para o ano de 2022 considerava um aumento do PIB de 4,9%, valor bastante inferior ao apontado pelas duas organizações (OCDE e União Europeia). 

Segundo a Comissão Europeia, este crescimento também pode ser explicado porque Portugal não se encontra diretamente envolvido no conflito da Ucrânia e apenas está exposto à inflação e aumento do preço de commodities.

Recentemente, no setor do turismo, foi estudado o porquê dos salários contemplados pelos funcionários de atividades turísticas serem dos mais baixos em Portugal. 

Segundo o investigador do ISCTE, João Estêvão, isto ocorre porque os negócios não se incorporam nas comunidades locais e não exploram as vantagens que a mão de obra local pode ter no negócio.

O especialista acrescenta que o turismo deve fazer a adaptação à população local e não o contrário (onde as comunidades são obrigadas a se adaptar às atividades do setor). Para o mesmo, este é o caminho a seguir para garantir a sustentabilidade do setor e garantir a subida salarial através do desenvolvimento integrado nas comunidades.

Também o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo partilha da mesma opinião sobre o aumento dos salários afirmando que “só assim poderão cativar os melhores trabalhadores para o setor”.

Já o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, afirma que a situação do turismo em Portugal se encontra muito positiva e “é motivo de grande regozijo”.

Para o mesmo, o turismo é uma garantia de esperança para Portugal graças aos benefícios que traz à economia.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img