A sociedade de capital de risco Atena Equity Partners adquiriu a maioria do capital da Science4you, uma empresa portuguesa fundada no ano 2008, que se dedica ao fabrico e à venda de brinquedos científicos.
Atualmente a empresa está presente em mais de 45 países, tais como Espanha, Alemanha, Reino Unido e França e 70% das suas vendas decorrem da exportação. Além disso, emprega mais de 100 pessoas e fatura cerca de 10 milhões de euros anualmente.
Embora não se conheça o valor do negócio, sabe-se que a Science4you “vai beneficiar de uma capitalização de 11 milhões de euros, liderada pela própria Atena”, de forma a “apoiar este desenvolvimento estratégico” da mesma.
A aquisição da empresa foi feita através do fundo Atena II, fundo esse que ao longo dos últimos dois anos serviu para realizar 6 aquisições, tais como a do Hospital Particular de Almada, da farmacêutica portuguesa Sidefarma e da empresa têxtil Quinta & Santos – Score, especialista em acabamentos para grandes marcas de luxo internacionais.
João Rodrigo Santos, fundador da Atena Equity Partners, revela que “o nosso investimento visa solidificar a empresa, potenciar a sua equipa de desenvolvimento de produto e apoiar o seu crescimento, com uma estratégia de dinamização comercial a nível nacional e internacional”.
Já Miguel Pina Martins, CEO da Science4you, manterá as suas funções enquanto gestor da empresa e afirma que “a entrada da Atena Equity Partners vem reforçar a nossa solidez e permitir-nos capitalizar o valor distintivo da nossa oferta”.
O gestor acrescenta ainda que “Além da forte capacidade financeira”, a sociedade “conta com uma equipa especializada que será uma enorme mais-valia na expansão da companhia, tanto em Portugal como a nível internacional, e na exploração e potenciação de novos canais de crescimento”

Miguel da Costa Antunes, com 19 anos e natural de Leiria, estuda Engenharia e Gestão Industrial na Universidade de Aveiro. Para além de Financial Content Writer na MeuCapital, faz parte da Associação de Engenharia e Gestão Industrial de Aveiro.