Sabia que já é possível entrar nos serviços do Google sem password?

O Google revelou que já é possível fazer login nos seus serviços utilizando apenas “passkeys”, um sistema idêntico ao que é utilizado para desbloquear os telemóveis, ou seja, através de um pin, de impressão digital ou de identificação facial. 

Facilitar o acesso a serviços como o Gmail ou o Youtube

Com a implementação deste novo sistema, o Google tem como objetivo facilitar o acesso a serviços como o Gmail e o Youtube pelos utilizadores nas suas contas pessoais com uma maior segurança. Já no que respeita ao tradicional sistema de “passwords”, este irá manter-se, para já, a funcionar.

Como funciona o acesso a este novo método?

Para aceder a este novo método, o utilizador terá de certificar o seu telemóvel ou outro dispositivo fiável a partir do qual costuma aceder aos serviços do Google. E como o pode fazer? Basta fazer login na sua conta Google pessoal e visitar a página g.co/passkeys. Após entrar na página referida, deve clicar na opção “utilizar chaves de acesso”. Caso as chaves de acesso tenham sido configuradas corretamente, entrar no Google irá exigir a partir daí somente um endereço de e-mail, após o qual o utilizador irá receber uma mensagem no dispositivo a solicitar a chave de acesso configurada pelo mesmo.

Disponibilidade do novo sistema

De acordo com o Google, é possível utilizar este novo sistema em “IPhones”, no sistema “Android”, em “Macs” e em computadores com “Windows”. Além disso, também será possível partilhar a “passkey” com vários dispositivos pertencentes ao mesmo utilizador.

Maior Segurança

O Google salienta que este novo sistema apresenta maior segurança e fiabilidade, uma vez que as senhas podem ser facilmente comprometidas em violações de segurança, além de serem frequentemente esquecidas pelos utilizadores. Por seu lado, as impressões digitais ou o reconhecimento facial são únicas e de difícil reprodução.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img