O Portal da Queixa revelou que no decurso do primeiro trimestre de 2023, recebeu mais de 3.200 reclamações direcionadas às operadoras de telecomunicações, o que perfaz um aumento de 47% face a 2022.
Aumento dos preços
De acordo com o Portal da Queixa, as reclamações direcionadas às operadoras de telecomunicações, por força da subida de preço, foram objeto de um crescimento na ordem dos 108% no primeiro trimestre de 2023, comparativamente com o mesmo período de 2022.
Cobrança indevida das operadoras
O Portal da Queixa aponta que 18% das reclamações estão relacionadas com a cobrança indevida das operadoras, enquanto que 10% dizem respeito a problemas com o cancelamento do serviço. Também o mau funcionamento do serviço foi objeto de reclamações, representando 10% das mesmas.
Janeiro de 2023 sinónimo de mais reclamações
Analisando os dados recolhidos durante o primeiro trimestre de 2023, é possível observar que o mês de janeiro foi o mais reclamado, apresentando um total de 1.219 reclamações. Já o mês de fevereiro, no qual as operadoras MEO e NOS se preparavam para aumentar os tarifários, totalizou cerca de 1.020 reclamações.
O que pensam os consumidores?
Tendo em conta o elevado número de reclamações, cerca de 49% dos consumidores está a ponderar a rescisão e consequente troca de operadora, enquanto que 37% alega incumprimento de contrato.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.