Queixas contra operadoras de telecomunicações sobem 47% no primeiro trimestre de 2023

O Portal da Queixa revelou que no decurso do primeiro trimestre de 2023, recebeu mais de 3.200 reclamações direcionadas às operadoras de telecomunicações, o que perfaz um aumento de 47% face a 2022. 

Aumento dos preços

De acordo com o Portal da Queixa, as reclamações direcionadas às operadoras de telecomunicações, por força da subida de preço, foram objeto de um crescimento na ordem dos 108% no primeiro trimestre de 2023, comparativamente com o mesmo período de 2022.

Cobrança indevida das operadoras

O Portal da Queixa aponta que 18% das reclamações estão relacionadas com a cobrança indevida das operadoras, enquanto que 10% dizem respeito a problemas com o cancelamento do serviço. Também o mau funcionamento do serviço foi objeto de reclamações, representando 10% das mesmas.

Janeiro de 2023 sinónimo de mais reclamações

Analisando os dados recolhidos durante o primeiro trimestre de 2023, é possível observar que o mês de janeiro foi o mais reclamado, apresentando um total de 1.219 reclamações. Já o mês de fevereiro, no qual as operadoras MEO e NOS se preparavam para aumentar os tarifários, totalizou cerca de 1.020 reclamações.

O que pensam os consumidores?

Tendo em conta o elevado número de reclamações, cerca de 49% dos consumidores está a ponderar a rescisão e consequente troca de operadora, enquanto que 37% alega incumprimento de contrato.

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