De acordo com as previsões de Bruno Martiniano, business development confectionery & food da Nestlé Portugal, os preços dos chocolates vão continuar a subir, muito por força do aumento dos custos, o qual se acentuou em larga escala no final de 2022.
Aumento dos preços das matérias-primas
No campo das matérias-primas, apesar de o valor do cacau não ter sido objeto de variações relevantes, foi o preço do açúcar que teve maior expressão, visto que o mesmo cresceu quase 100%.
Número de vendas subiu e preço do chocolate aumentou
Bruno Martiniano, business development confectionery & food da Nestlé Portugal, afirma que em 2022 foi registada a uma subida do número de vendas, bem como, um aumento do preço do chocolate em 3%. Contudo, defende que, apesar de o ano de 2022 ter sido positivo em termos de rentabilidade, foi também um ano muito desafiante, uma vez que, os custos com a produção de chocolate aumentaram cerca de 30%. De salientar que durante o primeiro semestre de 2023 se prevê a continuidade deste cenário.
250 milhões de euros
Em relação ao mercado português do chocolate, o mesmo apresenta uma rentabilidade de 250 milhões de euros, através de vendas de cerca de 15 mil toneladas. Só a Nestlé Portugal, comercializa 14 marcas, o que se traduz em 35 milhões de euros no mercado nacional.
Sabias que?
O consumo per capita de chocolate em Portugal se situa entre 1,6 e 1,7 quilos anuais.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.