2022 foi um ano fortemente marcado pela subida generalizada nos preços. De acordo com os dados divulgados pelo Eurostat, o preço dos bens agrícolas aumentou 24% na União Europeia em 2022. De entre os vários bens agrícolas, destaca-se o leite, o qual experienciou uma subida de preços na ordem dos 30%.
Preço médio dos produtos agrícolas aumentou 24%
Regra geral, o preço médio dos produtos agrícolas como um todo, foi objeto de um aumento de 24%. Todavia, as subidas mais acentuadas verificaram-se nos seguintes bens agrícolas: cereais, com uma subida de 45%; ovos, os quais experienciaram um aumento de preços de 43%; e, por fim, o leite, o qual aumentou 31%. Segundo as informações do Eurostat, em todos os grupos de produtos se verificou uma subida de preços, exceto na fruta, a qual obteve uma diminuição de preços de 3%.
Razões explicativas para a evolução de preços verificada
Algumas das razões que podem ajudar a explicar a evolução de preços verificada são: a invasão russa, a qual prejudicou os mercados agrícolas globais, a seca generalizada, assim como, as pressões inflacionárias em custos como o da energia.
Preço do leite
Um dos produtos, cujo preço mais aumentou foi o leite. Em Portugal o aumento do preço do leite situou-se nos 30%, contudo existe um conjunto de países nos quais o preço do leite aumentou 50%. Os países que experienciaram um aumento de 50% no preço do leite são: a Letónia, a Lituânia e a Hungria, muito por força da sua proximidade da guerra. Por seu lado, a França, a Grécia, o Chipre e Malta, registaram as menores subidas nos preços do leite.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.