Há muito que agências de viagem online (ou Online Travel Agencies), como a Expedia ($EXPE) e a Booking.com ($BKNG), desfrutam de uma posição preponderante no mercado de reservas de hotéis online. Entretanto, há cerca de dois anos nasceu uma nova StartUp neste espaço, que se chama Pinktada e possui uma proposta diferenciada de reservas.
A Pinktada acredita poder vir a acrescentar valor aos hóspedes e hotéis, através do seu mercado primário e secundário para a compra e venda de reservas em hotéis.
A proposta de valor da Pinktada é que através do seu Marketplace vai intermediar reservas em hotéis através da venda de “room-night tokens” (RNT), estes RNTs vão representar o número de noites, com respectivas datas, e o hotel que foi reservado pelo cliente que efetuou a reserva no mercado primário.
Este mesmo cliente pode mais tarde vender o RNT (no mercado secundário) que lhe foi atribuído até à data da reserva, esta venda pode ser efetuada por um valor superior ou inferior ao inicial, dependendo da procura do mercado para a data em questão.
Desta forma, os hotéis garantem a receita das noites vendidas através da Pinktada, porque mesmo que o cliente decida vender o seu RNT, o pagamento ao hotel já foi efetuado e não está relacionado com o mercado secundário, onde é possível fazer a compra e venda dos RNTs.
O benefício para os clientes é simples, caso não lhes seja possível utilizar a reserva que efetuaram, podem vendê-la no mercado secundário e mesmo que esta venda seja feita abaixo do valor inicial, a perda será consideravelmente menor do que perder todo o valor de uma reserva não-reembolsável.
Todos os clientes têm de se inscrever na plataforma com a sua informação pessoal e todos os RNT são tokens associados à blockchain, garantindo que cada token está associado a um cliente em específico e que o hotel tem a informação do hóspede antes da sua chegada.
Licenciado em Gestão Hoteleira, desde cedo se interessou pelos mercados financeiros para, assim, poder criar um futuro mais independente. Está, neste momento, a terminar o The Lisbon MBA da Nova SBE e Católica SBE em colaboração com o MIT Sloan school of management.