Na próxima semana, já será sentido o impacto da guerra nos combustíveis

A Guerra entre a Ucrânia e a Rússia só começou há 2 dias e já se antecipa a subida dos preços dos combustíveis para a próxima semana. O preço do petróleo e de outros combustíveis cresceu exponencialmente, atingindo preços que já não eram praticados desde 2014.

A gasolina e o gasóleo terão um incremento de dois cêntimos já esta segunda-feira, dia 28 de fevereiro, acabando assim com a estabilidade dos preços dos combustíveis que foi verificada na semana passada. O preço da gasolina simples 95 passará a custar 1,834€ por litro e o diesel sobe para 1,675€ por litro.

De acordo com o relatório da BA&N Research Unit, a terça parte do preço final do combustível é definido pelas cotações do petróleo e respetivos derivados no mercado internacional. Neste sentido, é possível responsabilizar a subida dos preços dos combustíveis pelo disparo dos futuros do petróleo e derivados, negociados esta semana.

Em Nova York, os futuros referentes à gasolina tiveram um crescimento, que já não era observado desde 2014, fixando-se nos 900 dólares por tonelada. Por sua vez, os futuros sobre o gasóleo viram a sua cotação subir acima dos 800 dólares.

Depois do preço do petróleo ter elevado a barreira dos 105 dólares por barril na quinta-feira, dia 24 de fevereiro, está agora a assumir uma tendência decrescente.

De acordo com as declarações do chefe do UBS Global Wealth Management, os mercados estão a “saber digerir os riscos”, gerados pelos conflitos que deram origem à invasão da Ucrânia pelas forças russas. A principal razão justificativa prende-se com o facto da economia da Rússia não ter uma influência decisiva no mercado global, com exceção das energias, e, por isso, as sanções económicas para a Rússia não serão uma ameaça no contexto macroeconómico.

Autor: Rodrigo Gonçalves

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img