Melhores fontes de rendimento passivo

É importante referir que existem dois tipos de rendimentos financeiros: os passivos e os ativos. Não é preciso ser necessariamente rico para conseguir ter estas duas fontes de rendimento, o único que fator que diferencia o tipo de rendimento passivo é o capital investido.

O rendimento passivo é associado a um rendimento extra ao seu rendimento ativo. Pode ser uma segunda fonte de rendimento, também pode ser adquirido seguindo uma estratégia de investimento passivo (ou seja, uma aplicação de capitais financeiros disponíveis que tem como finalidade o longo prazo). O principal objetivo de um investimento passivo é ir gradualmente aumentando os ganhos ao longo do tempo.

O rendimento ativo é todo o rendimento que provém do esforço e tempo investido a fazer determinada atividade. Por exemplo, o trabalho por conta de outrem. Este tipo de rendimento é pago logo no momento em que começa a trabalhar.

Podemos logo identificar a principal diferença entre o rendimento ativo e o rendimento passivo – um rendimento depende do tempo investido a fazer determinada atividade enquanto que o outro não depende.

“Never depend on a single income. Make investments to create a second source.” – Warren Buffet

Três tipos de rendimentos passivos

A primeira fonte de rendimento passivo é possuir imobiliário. É através deste investimento, avultado, que a maioria dos clientes da firma TwinFocus obtém o seu rendimento. Para além de ser considerado um investimento elevado apresenta várias vantagens, como por exemplo, o valor da casa é valorizado ao longo do tempo (segundo anos anteriores que a subida é constante), fornece um rendimento constante mensal se a casa estiver ocupada e, por último, protege o investidor da inflação devido ao aumento do preço da renda.

A segunda fonte de rendimento é receber dividendos das ações. Este tipo de estratégia de investimento é bastante útil para as pessoas que são dependentes deste tipo de rendimento, visto que os dividendos são normalmente distribuídos trimestralmente. O que se costuma fazer, quando os investidores não dependem deste investimento para satisfazer as suas necessidades, seria reinvestir na empresa para aumentar a sua percentagem de ações e, assim, aumentar os dividendos que recebem todos os trimestres.

Por último, temos as obrigações governamentais e o seu rendimento passivo através do juro. Este tipo de produto financeiro é bastante atrativo não só pela segurança que trás (pois trata-se de uma dívida do próprio governo) mas também graças aos benefícios fiscais que estes produtos trazem em alguns países e em alguns estados. 

Autor: Guilherme Padez dos Santos

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img