Como criar um portfólio de 3 fundos

Um dos maiores problemas que as pessoas hoje em dia enfrentam é o de certificar que têm dinheiro suficiente quando chegam à reforma. Para além disso, para muita gente, investir o seu próprio dinheiro parece demasiado complicado e arriscado, o que leva a muitos problemas financeiros a longo prazo. Uma das soluções pode passar por um portfólio de 3 fundos.

Existe sempre a alternativa de deixar um gestor de fundos gerir o seu dinheiro por si, mas acaba sempre por ter que pagar taxas o que tira grande parte do seu lucro.

Contudo, existe uma maneira de investir que mantêm os investimentos simples, com custos baixos e já provou ser bastante efetivo. Isto é possível criando um portfólio de 3 fundos, mas o que é exatamente? 

Um portfólio de 3 fundos é um investimento simples composto de apenas 3 ativos, que requerem pouca manutenção da sua parte.

O que compõe um portfólio de 3 fundos?

Estes portfólios são compostos maioritariamente por ações e títulos (bonds) em 3 fundos de índice diferentes. Normalmente, são compostos por um índice de fundos de ações dos EUA, um fundo de índice de ações internacionais e um fundo de índice de títulos do EUA.

Para este tipo de investimento o recomendado são os fundos com baixas taxas de despesas já que permite manter os custos baixos. Taxas de despesa são as taxas que são cobradas ao fim de um ano em troca de gerir o portfólio. Nesta estratégia não são precisas grandes análises já que não se investem em ações individuais, mas sim num conjunto destas, ou seja, ao investir nesses fundos estará a investir num grande conjunto de ações, o que o protegerá das flutuações de cada ação individual.

Também é importante ter em conta de que pode criar este portfólio usando (ETFs) fundos negociados em bolsa, em vez de fundos de índice, mas isto fica ao critério de cada um. 

Alocação de ativos

A parte que requer mais trabalho é sem dúvida decidir quanto é que irá alocar para cada um dos fundos. Não há quantidades certas ou erradas apenas depende de quanto risco é que se está disposto a correr.

Para aqueles que não querem correr tanto risco devem ter mais títulos nos seus portfólios. Isto porque os títulos, de forma geral, tendem a ter menos volatilidade que ações. Contudo, a longo prazo, as ações tendem a ser mais lucrativas.

Jack Bogle, fundador do fundo mútuo Vanguard, aconselha que jovens investidores tenham um portfólio de 20% em títulos e o restante em ações. Ele recomenda que com o passar do tempo tenham mais títulos no portfólio, 30% em títulos para quem tiver 45 ou mais. Por último, para aqueles que desejam reformar-se, devem ter um portfólio de 40-50% de títulos e o resto ações.

Após decidirem qual será a percentagem de títulos, devem escolher quanto estará em ações dos EUA e quanto de internacionais. Isto fica sempre ao critério de cada um apenas é importante diversificar o portfólio de forma a reduzir os riscos.

Fundos de Índice Populares

Para escolher em quais fundos de índice deve investir, deve-se concentrar apenas em algumas características chave. Os melhores índices serão aqueles que permitirão diversificar e amplificar ao máximo enquanto mantêm os custos baixos.

É importante ter em conta estas duas características e tentar encontrar um equilíbrio entre elas. Existem fundos de índice sem taxas, contudo são compostos apenas por ações de tecnologia o que têm um grande risco associado a este setor, daí não ser um bom candidato para este tipo de portfólio. Por outro lado, um fundo de índice S&P 500 com um índice de despesas de 0.75% também não é uma boa escolha já que que irá tirar uma margem do seu lucro apesar de ser diversificado.

Em termos de taxas, deve procurar um fundo de índice com taxas de 0.15% ou inferior. Uma taxa de 0.05% é considerado o ideal para este portfolio. Em termos de diversificação, deve procurar um mercado de ações total ou um fundo de índice S&P 500 para ações.

Títulos, ao contrário de ações, são classificadas de acordo com o risco e o retorno. Quanto maior for a classificação menor será o risco desse investimento, mas o retorno também é expectável que será menor. Deve procurar investir em títulos que sejam classificados como investimento, ou seja, com uma classificação igual ou superior a BBB pois possuem menos risco.

Por último, é importante ter em conta que diversificar não significa que nunca irá ter perdas. Pode acontecer e já aconteceu haver crises financeiras no mundo, isto apenas irá ajudar a minimizar as perdas caso algumas das ações tenham uma performance pior que o esperado. Assim, este investimento irá ajudá-lo a maximizar os lucros enquanto minimiza o risco e as perdas. 

Estas são apenas algumas das nossas recomendações para construir o seu portfólio, contudo há outros fundos que são tanto de baixo custo como diversificados. O importante é que o fundo corresponda a estes dois critérios.

Fundos de Índice de Ações 

Fundo Ticker Região Taxa de despesa
Vanguard Total Stock Market Index Fund VTSAX EUA 0.04%
Vanguard 500 Index Fund VFIAX EUA 0.04%
Fidelity ZERO Total Market Index Fund FXROX EUA 0.00%
Schwab Total Stock Market Index Fund SWTSX EUA 0.03%
Vanguard Total International Stock Index Fund VTIAX Internacional 0.11%
Fidelity ZERO International Index Fund VZILX Internacional 0.11%
Schwab International Index Fund SWISX Internacional 0.06%

 

Fundos de Índice de Títulos

Fundo Ticker Região Taxa de despesa
Vanguard Total Bond Market Index Fund VBTLX EUA 0.05%
Fidelity U.S. Bond Index Fund FXNAX EUA 0.025%
Schwab U.S. Aggregate Bond Index Fund SWAGX EUA 0.04%

 

Caso não esteja satisfeito com estas opções pode encontrar mais fundos que se enquadram para este tipo de portfólio aqui

Manutenção

Depois de construir o seu portfólio de três fundos, é importante que continue a contribuir regularmente para que possa expandir os seus investimentos. Em termos de manutenção só precisa de certificar que as divisões entre os investimentos refletem o risco que está disposto a correr. Para muitos investidores fazer isso anualmente é suficiente.

Um portfólio de 3 fundos é um ótimo para aqueles que procuram um investimento simples, eficaz e de baixo risco e cuja manutenção não requer muito tempo da sua parte. Isto permite o fazer um bom lucro com pouco esforço.

Autor: Duarte Viera

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img