MBWay é a forma de pagamento preferida no comércio online em Portugal

A aplicação portuguesa desenvolvida pela SIBS é a forma de pagamento preferida no universo de utilizadores com mais de 15 anos de idade. Segundo os dados do Barómetro E-Commerce, relativo à 1ª vaga de 2022, apesar de o pagamento por multibanco ou referência multibanco continuarem a ser os mais utilizados, o MBWay é a forma de pagamento preferida no comércio online em Portugal, sendo a que mais cresceu desde 2021.

A agilidade e partilha de dinheiro entre os utilizadores são fatores que cativam os consumidores, uma vez que nem sempre é possível realizar pagamentos em numerário e verifica-se a inexistência de terminais de multibanco para pagamento de serviços nos estabelecimentos.

Segundo o comunicado, embora o multibanco ou a referência multibanco continuem a ser a forma de pagamento mais habitual entre os portugueses que compram online com 73,8% dos utilizadores de sites de comércio eletrónico a assumirem usá-la, o MBWay é também o serviço de pagamento que mais sobe neste critério do Barómetro E-Commerce, com um crescimento de 4 pontos percentuais (55,3% para 59,4% entre a segunda vaga de 2021 e a primeira vaga de 2022 do estudo da Marktest)”, diz o comunicado.

Nas posições seguintes entre as formas de pagamento mais utilizadas pelos portugueses que usam sites de comércio online encontram-se o cartão de débito ou crédito (58,9%), a Paypal (39,3%), a transferência bancária (35,6%) e cartões online como o MBnet ou a Revolut (25,9%). É de realçar ainda o crescimento do pagamento Google Pay, que quase duplica para 4,5%, e para novos serviços de pagamento Apple Pay (2,7%) e 3x 4x Oney (2,2%), refere a Marktest.

As novas formas de pagamento vieram simplificar o mercado e as empresas devem adaptar os seus terminais à tecnologia contactless que é utilizada pela grande maioria destes modos de pagamento, que tiveram um impacto positivo em tempos de pandemia, uma vez que a redução de contactos entre o dinheiro e cartão, foi possível através destas novas estratégias.

Sobre comparação de preços, o estudo da Marktest garante que 94,1% dos compradores portugueses inquiridos fazem uma pesquisa antes de comprar para ver onde está o melhor preço, um aumento face aos 92% em 2021. Este processo de comparação é importante e demonstra que, apesar da larga variedade de oferta, os consumidores mostram-se atentos e verificam todos os preços existentes no mercado, agindo de forma consciente de acordo com o que podem ou não devem gastar em determinados bens e serviços.

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