Justiça suíça investiga aquisição do Credit Suisse

A Procuradoria Federal da Suíça procedeu à abertura de uma investigação ao processo de aquisição do Credit Suisse por parte do UBS, o qual foi coadjuvado pelas autoridades políticas do país. De relembrar que o processo objeto de investigação teve origem num acordo de emergência fechado em tempo recorde, de modo a evitar o colapso do sistema financeiro do país.

Violação das leis criminais

Através de um comunicado divulgado no passado domingo, dia 2 de abril de 2023, o gabinete do procurador-geral suíço, o qual está instalado em Berna, confirmou que se encontra a investigar possíveis violações das leis criminais do país por parte de membros do Governo, das entidades reguladoras e dos gestores de topo dos dois bancos.

Sistema de monitorização que permite ação imediata

Uma das responsabilidades principais do Procurador-Geral prende-se com o contributo para que o centro financeiro suíço não seja alvo de práticas suspeitas ou criminais. Para este efeito, está montado um sistema de monitorização que permite ao Procurador-Geral agir de forma imediata relativamente a matérias relacionadas com a sua esfera de responsabilidade.

O processo

Depois de o Credit Suisse apresentar perdas de 2,5 mil milhões de euros em bolsa no espaço temporal de uma semana, o UBS chegou a acordo para a aquisição do mesmo no dia 19 de março de 2023, por um valor superior a três mil milhões de euros. Estamos perante uma solução de emergência entre privados, a qual não passou pela aprovação dos acionistas, tendo sim como suporte linhas de liquidez e de back stop das autoridades públicas.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img