Inflação rouba 4,6% dos salários brutos portugueses.

A inflação tem registado uma tendência crescente desde o surgimento do conflito bélico entre a Rússia e a Ucrânia e dessa forma, o aumento dos salários brutos portugueses não têm acompanhado a tendência. 

Os portugueses perderam 4,6% do seu salário bruto no segundo trimestre de 2022, uma vez que o ritmo de aumentos salariais não chega para compensar o impacto que a subida dos preços está a ter junto de quem tira os seus rendimentos do trabalho.

Segundo o INE, a remuneração bruta total (que inclui os vencimentos e subsídios pagos de forma regular) mensal média por trabalhador, num universo de 4,4 milhões de postos de trabalho analisados, cresceu 3,1% no segundo trimestre para os 1439 euros, face ao trimestre homólogo, altura em que se tinha cifrado nos 1397 euros. Este valor ficou 0,5 pontos percentuais acima do de março deste ano.

As remunerações brutas regulares (que incluem subsídios regulares e prémios tributados, mas excluem subsídios de férias e Natal) aumentaram 2,5% de 1111 euros no trimestre homólogo para 1139 euros. Face a março, a subida foi de 0,7 pontos percentuais.

A remuneração bruta base mensal (que corresponde ao salário base) média por trabalhador subiu igualmente 2,5%, passando de 1043 euros em junho do ano passado para 1069 euros no final do segundo trimestre. Em relação ao fim do primeiro trimestre de 2022, o crescimento foi de 0,9 pontos percentuais.

Porém, a inflação elimina estas melhorias nas remunerações. Ao incluir a subida dos preços nas contas, a remuneração bruta total média diminuiu 4,6% e as componentes regular e base caíram ambas 5,1%, sublinha o destaque estatístico.

Segundo o INE, nenhum setor baixou salários no trimestre com fim em junho de 2022 face ao trimestre homólogo. O setor que mais aumentou salários face ao ano passado foi o da energia: as empresas que exercem atividades de “eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio” registaram uma subida da remuneração total de 21,2%, sendo que também foi o setor que registou mais receitas no segundo trimestre.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img