Grupo CUF apresenta lucros de 34,7 milhões de euros em 2021

Depois de fechadas as contas do ano de 2021, foi possível constatar uma evolução bastante positiva da performance do grupo CUF, com os resultados a deixarem de ser negativos (23,8 milhões de euros negativos em 2020), para passarem a ser positivos em 2021 (34,7 milhões de euros). Contudo, deve-se ter em conta que 2020 foi um ano que ficou marcado pela pandemia COVID-19, que, por sua vez, teve influência nos resultados do grupo.

O ano de 2021 fica, assim, marcado pela recuperação económica do grupo CUF, incluindo os seus indicadores financeiros. No que diz respeito às consultas de urgências, verificou-se um incremento de 15,8% face a 2020. No mesmo sentido esteve o número de cirurgias realizadas, que aumentou 26,7% face ao período considerado.

A evolução dos resultados do grupo deveu-se, essencialmente, à grande contenção de custos, incluindo custos com pessoal e fornecimentos e serviços externos. Num período assinalado pela tendência crescente das taxas de inflação, esta tarefa não se adivinhava fácil. No entanto, com a aceleração da digitalização, automatização dos procedimentos administrativos e minimização dos custos associados à estrutura, foi possível atingir resultados lucrativos.

Relativamente aos rendimentos operacionais do grupo, registaram um crescimento de 25,7% face a 2020 e de 17,9% face a 2019, situando-se nos 584,2 milhões de euros. Os resultados desta rúbrica devem-se, fundamentalmente, à retoma da atividade assistencial, à atividade do Hospital CUF Tejo (1º ano) e, ainda, à atividade das mais recentes áreas hospitalares dos Hospitais CUF Sintra e CUF Torres Vedras.

Fazendo o balanço entre os rendimentos operacionais e os gastos operacionais, foi possível apurar um resultado operacional (EBITDA) de 49,7 milhões de euros. Comparando com o ano anterior, assistiu-se a um acréscimo de 40,6 milhões de euros, ou seja, um incremento de sensivelmente 446%.

Para além disso, deve-se realçar o contínuo investimento em projetos de expansão e inovação, sendo o montante envolvido nesses projetos cerca de 39,2 milhões de euros.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img