“Férias ilimitadas” são o novo trunfo das empresas

A implementação das “férias ilimitadas” é já algo comum nas tecnológicas norte-americanas, mas tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos entre as empresas europeias, sendo que também já chegou a Portugal.

Processos destes, de práticas americanas a serem implementadas na Europa são bastante frequentes, dando-se-lhe o nome de americanização, o que acaba, também, por ser efeito da globalização.

A financeira tecnológica Fidel API, confessou que já concede aos seus funcionários o benefício das férias ilimitadas e remuneradas há bastante tempo. 

André Elias, cofundador da empresa, afirma que confia nas pessoas e no seu sentido de responsabilidade e que essa confiança acaba por ser uma mensagem muito importante e que é passada à equipa.

Da mesma forma que não controlam as férias dos seus funcionários, também não controlam os horários de entrada ou de saída. 

O cofundador da Fidel API explicou que se se colocar um controlo excessivo sobre as horas trabalhadas não se é eficiente. 

Refere que, no seu caso, a empresa tem objetivos e metas de expansão muito agressivas, pelo que se torna fundamental trabalhar para a saúde mental dos profissionais, permitindo que possam descansar quando sentirem essa necessidade.

Algo bastante questionável seria o cenário em que os colaboradores começassem a “abusar” deste seu direito. 

A este propósito, André Elias confirmou que tal não se confirmou, até porque, segundo refere, a produtividade, inclusive, aumentou significativamente.

No balanço que a empresa faz no final do ano — onde analisa os dias de férias gozados versus a produtividade e o desempenho de cada colaborador — conseguiram perceber que, ao fim ao cabo, as pessoas acabam por tirar praticamente o mesmo número de dias de férias. 

Carlos Vilhena, diretor de engenharia da mesma empresa, confirma que pretende expandir o negócio em Portugal e explicou que a motivação na contratação do talento nacional está relacionada com a qualidade desse mesmo talento.

A Fidel API é apenas um dos casos e acaba por ser bastante representativa, permitindo perceber este processo à americana que tem vindo a ser cada vez mais adotado.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img