Farfetch compra participação em retalhista de luxo italiana.

O grupo de luxo suíço Richemont vendeu 50,7% das ações da Yoox-Net-a-Porter (Ynap), que adquiriu em maio de 2018, em duas tranches separadas: a Farfetch adquiriu 47,5% e os 3,2% restantes foram parar aos ativos do fundo Symphony, dos Emirados Árabes Unidos. Segundo a plataforma portuguesa de venda de artigos de luxo on-line, a Farfetch chegou a acordo com a Richemont, dona de marcas de luxo como a Cartier, e com o magnata saudita Mohamed Alabbar, para a troca de participações.

Em comunicado, o grupo suíço explica que, assim que a operação for concluída (nos próximos doze meses), a Richemont deixará de ser acionista maoritária da Ynap. A venda, avaliada em aproximadamente 2,7 mil milhões de euros, abre caminho para a Farfetch se tornar o maior acionista da Ynap, se optar por adquirir o restante das ações.

Segundo José Neves, CEO e fundador da Farfecth, o negócio “criará um portfólio complementar de retalho de luxo, abrangendo diferentes demografias, faixas de preço e regiões”. Como parte do acordo de venda, a Richemont integrará a tecnologia do grupo criado pelo empresário português, para fortalecer as suas atividades digitais.

O objetivo da Richemont é tornar a italiana YNAP mais rentável ao adotar o modelo mais próximo ao da Farfetch, livrando-de da gestão direta de mercadorias e passando a operar como um marketplace onde terceiros vendem os seus bens. Por sua vez, a Farfetch irá adquirir 47,5% da YNAP, uma posição que não dará o controlo à empresa e que não obriga à consolidação da entidade nas contas.

Embora a Farfetch esteja cotada em bolsa desde 2018, a Ynap não comunica os seus resultados por ser totalmente controlada pelo grupo suíço. Os dois grupos tinham desde final de 2020 um acordo estratégico com a Alibaba para o mercado da China. No âmbito deste acordo, a Richemont comprometeu-se a investir 300 milhões de dólares na China e 250 milhões na Farfetch China, uma nova empresa para gerir os negócios do grupo no país asiático, que permite mais uma oportunidade de expansão para a companhia portuguesa.

Como consequência desta aquisição, a Farfetch registou um ganho em bolsa de 19,55% para 9,3725 dólares por ação, sendo que as ações da Richemont estão também a reagir em alta e a valorizar 3,45%.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img