Fonte da imagem: Dinheiro Vivo
A consultora de gestão EY anunciou que vai proceder ao despedimento de 5% do quadro de colaboradores nos Estados Unidos da América, totalizando 3000 colaboradores.
Decisão difícil
Um porta-voz da consultora EY disse ao Financial Times que a decisão da empresa de proceder ao despedimento de 3000 colaboradores, tem como base uma avaliação do impacto das condições económicas atuais, as fortes taxas de retenção de funcionários, assim como, a sobre capacidade em determinados segmentos da empresa. A mesma fonte refere que esta decisão em nada tem a ver com o “Project Everest”, um plano que tinha como objetivo separar as unidades de auditoria e de consultoria. De salientar que este plano acabou por falhar, devido à oposição de vários executivos nos Estados Unidos da América.
Segmento da consultoria
De acordo com a informação veiculada pelo Financial Times, a maioria dos despedimentos na EY irá ocorrer no segmento de consultoria.
Setor da consultoria
A EY não é a única consultora a dispensar colaboradores, com a KPMG a despedir 2% do quadro de colaboradores nos Estados Unidos da América. A Accenture e a McKinsey, irão dispensar 2,6% e 3%, respetivamente, da sua força de trabalho a nível global.
Os despedimentos nas empresas de auditoria e consultoria comumente conhecidas como Big Four, acontecem numa altura onde se verifica um abrandamento relativamente à frenética atividade durante a pandemia. No período referido, as empresas de auditoria e consultoria foram solicitadas para um número elevado de projetos de investimento e de fusões e aquisições.
Wirecard
Recentemente, a EY viu o seu nome envolvido no escândalo Wirecard, uma fintech alemã que falsificou contas, acabando por declarar falência. Neste âmbito a EY foi multada na Alemanha em 500 mil euros e impedida de realizar auditorias a empresas durante um período de dois anos.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.