Entrevista com Catarina Meleiro, Communications Lead da Nokia Portugal

À velocidade a que o mundo se transforma e evolui tecnologicamente, empresas, de
qualquer setor, enfrentam um enorme desafio: Como se podem destacar e diferenciar
da concorrência e captar a atenção dos seus clientes?

A Nokia é uma das empresas mais conhecidas do setor de tecnologia em todo o
mundo.

Ajudou a moldar a evolução da tecnologia móvel e foi pioneira de várias inovações
que hoje são fundamentais para a indústria das telecomunicações e para a forma
como vivemos.

Recentemente, a tecnológica decidiu apostar numa nova marca que espelha o novo
rumo que a Nokia decidiu tomar. Nesta entrevista, vamos explorar com Catarina Meleiro
– Communications Lead da Nokia Portugal – a importância da nova marca para
a empresa.

A primeira questão que se coloca é: Qual a razão da nova marca? Porquê agora?

Resposta: Com mais de 150 anos de inovação, a marca Nokia é reconhecida globalmente.
Porém, existia uma forte associação histórica da marca aos smartphones. Atualmente a
Nokia é uma empresa muito diferente. Somos líderes em inovação tecnológica B2B,
focando-nos na digitalização das indústrias, que cada vez mais dependem das redes de
telecomunicação para operarem na era digital, e para desbloquear ganhos de
sustentabilidade, produtividade e acessibilidade.

Embora os nossos potenciais clientes empresariais e parceiros conhecessem a Nokia, nem
sempre estavam familiarizados com a forma como podemos contribuir para a transformação digital dos seus negócios.

Por isso, este foi o momento certo para o rebranding da Nokia, através do qual
pretendemos alterar este paradigma e obter o reconhecimento que merecemos na
transformação digital de diversos setores. O rebranding fez parte de uma estratégia
alargada para reiniciar, acelerar e expandir o negócio da Nokia, que estamos a desenhar
desde a chegada do nosso CEO Pekka Lundmark em 2020.

Qual o rumo que a marca Nokia quer tomar com esta mudança de estratégia na comunicação da marca? Vão focar-se em novos segmentos? Ou vão manter-se nos mesmos que operam até à data?

Resposta: Hoje em dia, o mercado empresarial cada vez mais assenta no poder das redes
de telecomunicações para operar na era digital atual. A Nokia está ciente destas
oportunidades e do contributo que pode aportar. Queremos capacitar empresas de todas as
indústrias com redes de telecomunicações que lhes possibilitem um maior e melhor acesso
a todo o potencial do digital, que, acreditamos, que se traduzirá em melhores níveis de
desempenho produtivo, sustentável e de acessibilidade.
A mudança na estratégia de comunicação da marca vem ao encontro desta ambição de
expandir a sua presença no mercado e direcionar-se a este segmento.

Vamos ver uma Nokia a agir de forma diferente, como resultado desta mudança de marca?

Resposta: Pelo contrário. Esta nova marca vem apenas assinalar o que a Nokia já
representa hoje: uma Nokia energizada, dinâmica e moderna, a contribuir de forma muito
ativa para as empresas, para resolver os desafios digitais dos nossos tempos e com um
forte pendor para questões de ESG (ambientais, sociais e de governança).

Considera que, neste momento, a marca Nokia é capaz de atrair e reter talento intelectual para as suas equipas?

Resposta: A Nokia é recorrentemente reconhecida como uma das empresas mais atrativas
para trabalhar em Portugal. E não é por acaso. Um dos nossos objetivos estratégicos
enquanto empresa é sermos um local inspirador para trabalhar, atraindo e retendo os
melhores talentos.

A nossa estratégia de “Pessoas” (Recursos Humanos) coloca os nossos colaboradores no
centro de tudo o que fazemos. Nesse âmbito, temos vindo a trabalhar em vários pilares que consideramos relevantes para os nossos colaboradores, como a flexibilidade, o
desenvolvimento de carreira, a mobilidade interna, a inclusão e diversidade, e até a
possibilidade de construir uma carreira no estrangeiro. Queremos proporcionar um ambiente de trabalho atrativo, que valoriza e investe no potencial intelectual dos seus colaboradores. Tudo isto contribui para proporcionar aos colaboradores um forte sentimento de pertença à Nokia, bem como, para atrair novo talento.

A literacia financeira está na ordem do dia e é um tema cada vez mais falado: A Nokia aborda este tema junto das suas equipas? Se sim, como? Qual tem sido o feedback e resultados?

Resposta: Na Nokia, reconhecemos que a literacia financeira é estruturante para as
pessoas, em particular para os seus colaboradores. Numa empresa de tecnologia, não
somos todos economistas, mas todos beneficiamos a vários níveis da capacidade de
tomarmos decisões financeiras informadas, sejam elas pessoais ou profissionais.
Assim, na Nokia temos vários cursos, e materiais multimédia dedicados a formação
financeira, proporcionando aos colaboradores a oportunidade de adquirir conhecimentos e
desenvolver as suas competências. Estes cursos têm vários temas, desde a promoção de
hábitos financeiros, bem-estar financeiro, finanças para não-financeiros, etc..
Temos um canal numa rede social interna, que tem uma equipa da área financeira
disponível para responder a questões associadas aos resultados financeiros da empresa. O
resultado tem sido muito positivo, com um engajamento muito elevado e feedback
qualitativo muito favorável.

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