A parceria entre a Nokia e a NASA vai dar um novo passo que nenhum outro fornecedor de serviços móveis alguma vez chegou – à lua.
A gigante finlandesa apresentou este novo projeto no Mobile World Congress (MWC) 2023, em Barcelona, indicando os seus planos para o segmento de telecomunicações, mercado que ganhou destaque com a renovação no logotipo da empresa.
Segundo se consta, o dispositivo desenvolvido pela Nokia deve ser enviado ao satélite terrestre através de uma missão espacial sob responsabilidade da agência norte-americana. A expectativa é de que o lançamento aconteça ainda este ano, porém ainda não há uma data confirmada.
Esta tecnologia irá dar suporte à missão Artemis 1 da NASA que tem como objetivo voltar a levar os humanos à Lua, criando uma base lunar, algo que não acontecia desde a missão Apollo 17 em 1972.
Com a rede 4G funcional, os astronautas conseguirão comunicar entre si e com a equipa que está em terra, além de ser possível utilizar vídeo em tempo real, controlar rovers remotamente, entre outras aplicações.
A Nokia afirmou no seu site que “missões futuras que exigirem vídeo em HD, robótica, aplicações de sensoriamento, telemetria ou biometria precisarão das capacidades avançadas que as redes móveis possibilitam”.

Francisco Castilho, 20 anos, natural de Coimbra. Atualmente frequenta o 2ºano da licenciatura em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Terminou recentemente um programa de embaixadores numa empresa de estratégia e marketing digital (Triber Academy), desempenhado a função de digital marketing copywriter. As áreas dos investimentos, finanças pessoais e análise fundamental de empresas são as que mais constam nos seus artigos e procura aprender mais com as diversas temáticas que surgirão na MeuCapital.