Fonte da imagem: Jornal Económico
Os CTT anunciaram na passada quinta-feira, dia 26 de janeiro de 2023, o aumento dos preços do correio em 6,58%, o qual entrará em vigor a partir do dia 1 de março de 2023. De salientar que esta subida resulta da aplicação da fórmula previamente acordada entre a empresa, a Anacom e a Direção-Geral do Consumidor.
Aumento de preços de 6,58%
Os CTT irão proceder a uma atualização dos preços do cabaz de serviços composto pelas correspondências, correio editorial e encomendas na ordem dos 6,58%. A referida atualização de preços entrará em vigor a partir do dia 1 de março de 2023. De acordo com a informação veiculada pelos CTT, esta atualização de preços encontra-se enquadrada na política tarifária da empresa para o ano de 2023.
Aplicação do convénio de preços do serviço postal universal
Os Correios explicam que esta atualização de preços está intimamente relacionada com a “aplicação do convénio de preços do serviço postal universal para o período de 2023-2025 de 27 de julho de 2022, o qual estabelece uma variação máxima anual dos preços do cabaz de serviços objeto do convénio”.
Fórmula utilizada para o cálculo da atualização dos preços
A fórmula utilizada pelos CTT para calcular o valor da atualização dos preços, incorpora um conjunto de variáveis diferenciadas, sendo possível destacar como a mais importante a referente à taxa de variação média dos últimos 12 meses do Índice de Preços do Consumidor a terminar em junho de 2022, a qual se situava nos 4,05%. Além desta taxa, a fórmula também tem em consideração a queda do tráfego do correio em 3,61% nos 12 meses a terminar em junho de 2022.
Taxa de 6,58% inferior à prevista anteriormente
Porque nem tudo são más notícias, a taxa de 6,58% representa um valor inferior ao previsto anteriormente pelo presidente executivo dos CTT, João Bento. Em setembro de 2022, o presidente executivo dos CTT, João Bento, previa um aumento superior a 6,80%, defendendo que o aumento dos preços do correio tinha um efeito completamente negativo quer na atividade das empresas, quer no seio das famílias.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.