CTT aumentam preços em 6,58% a partir de 1 de março

Fonte da imagem: Jornal Económico

Os CTT anunciaram na passada quinta-feira, dia 26 de janeiro de 2023, o aumento dos preços do correio em 6,58%, o qual entrará em vigor a partir do dia 1 de março de 2023. De salientar que esta subida resulta da aplicação da fórmula previamente acordada entre a empresa, a Anacom e a Direção-Geral do Consumidor.

Aumento de preços de 6,58%

Os CTT irão proceder a uma atualização dos preços do cabaz de serviços composto pelas correspondências, correio editorial e encomendas na ordem dos 6,58%. A referida atualização de preços entrará em vigor a partir do dia 1 de março de 2023. De acordo com a informação veiculada pelos CTT, esta atualização de preços encontra-se enquadrada na política tarifária da empresa para o ano de 2023.

Aplicação do convénio de preços do serviço postal universal

Os Correios explicam que esta atualização de preços está intimamente relacionada com a “aplicação do convénio de preços do serviço postal universal para o período de 2023-2025 de 27 de julho de 2022, o qual estabelece uma variação máxima anual dos preços do cabaz de serviços objeto do convénio”.

Fórmula utilizada para o cálculo da atualização dos preços

A fórmula utilizada pelos CTT para calcular o valor da atualização dos preços, incorpora um conjunto de variáveis diferenciadas, sendo possível destacar como a mais importante a referente à taxa de variação média dos últimos 12 meses do Índice de Preços do Consumidor a terminar em junho de 2022, a qual se situava nos 4,05%. Além desta taxa, a fórmula também tem em consideração a queda do tráfego do correio em 3,61% nos 12 meses a terminar em junho de 2022.

Taxa de 6,58% inferior à prevista anteriormente

Porque nem tudo são más notícias, a taxa de 6,58% representa um valor inferior ao previsto anteriormente pelo presidente executivo dos CTT, João Bento. Em setembro de 2022, o presidente executivo dos CTT, João Bento, previa um aumento superior a 6,80%, defendendo que o aumento dos preços do correio tinha um efeito completamente negativo quer na atividade das empresas, quer no seio das famílias.

 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img