Comparação entre o euro e outras moedas europeias

Nas últimas semanas o euro tem sofrido grandes perdas em relação ao dólar, tendo mesmo atingido a paridade com a moeda americana. Neste momento e após semanas de recuperação a moeda europeia está agora com um câmbio de 1,03 dólares. Este comportamento é também verificado noutras moedas europeias, como a libra inglesa, que desvalorizou mais de 10% em relação ao dólar desde o início do ano, o franco suiço, o zloty, a coroa checa, dinamarquesa e sueca e o forint da Hungria. 

No entanto, é também importante comparar o comportamento da “moeda única” com estas outras moedas europeias, para isso, procede-se à comparação cambial entre o euro e a libra do Reino Unido, o zloty polaco e a coroa dinamarquesa.

Euro vs Libra Esterlina (EUR/GBP)

Tal como o euro, a libra britânica tem tido desvalorizações em relação ao dólar, no entanto, em relação à moeda única vemos que desde o início do ano esta já apresenta uma valorização de 0,25%. Nos últimos tempos, mesmo com todas as incertezas que têm afetado a economia britânica (com a demissão do seu primeiro ministro), a moeda inglesa tem conseguido manter o seu valor em relação ao euro, com variações nos últimos 2 meses entre os 0,834 e os 0,857 libras.

Gráfico 1: Cotação euro/libra esterlina (EUR/GBP) entre 15 de fevereiro e 12 de agosto de 2022
Fonte: Tradingview; Execução própria

O Banco Central Inglês (Governor and Company of the Bank of England) tem se mantido independente das decisões quer do BCE, quer da Fed, no que toca a políticas económicas, pautando-se por uma subida controlada das taxas de juro para proceder ao controlo da inflação. Há duas semanas, a instituição voltou a aumentar as taxas de juro para os 1,75%, para combater a taxa de inflação que se estima atingir um valor superior aos 13% este ano.

O Reino Unido, para além da inflação, enfrenta ainda a ameaça de uma recessão económica, com previsões de um decréscimo de 2% na economia inglesa. 

Euro vs Zloty (EUR/PLN

Durante o ano de 2021, o zloty manteve um cambio natural com o euro entre os 4,45 e os 4,6 zlotys, no entanto, com o início da invasão da Ucrânia esta taxa de câmbio disparou. Ocorreu uma grande desvalorização do zloty, que chegou mesmo a valer apenas 20 cêntimos de euro, com 1 euro a significar cerca de 4,99 zlotys no dia 8 de março, quando a Rússia ameaçou estender o conflito a regiões da NATO, especialmente à Polónia. Após este acontecimento, o zloty valorizou e voltou a atingir valor cambiais mais similares aos de 2021 até meados do mês de junho, contudo voltaram a registar-se alturas de bastante volatilidade na moeda polaca durante o mês de julho, muito devido às questões energéticas e às dificuldades que se adivinham para o país no próximo inverno e, ainda, pela elevada inflação que afeta o país, com valores superiores a 15%. 

Gráfico 2: Cotação euro/zloty (EUR/PLN) entre 15 de fevereiro e 12 de agosto de 2022
Fonte: Tradingview; Execução própria

O Banco Central Polaco tem sido criticado por algum imobilismo. O seu antigo funcionário Marian Noga, diz que “O Banco Nacional Polaco é pobre nas suas intenções verbais. Podemos mesmo dizer que tem feito o efeito oposto, com as palavras do  seu governador Adam Glapiński a sortirem efeitos negativos no zloty. Na minha opinião é necessária uma intervenção tradicional do NBP (Narodowy Bank Polski)”.

Outras opiniões referem que a situação do zloty só será melhorada aquando de uma melhoria no euro, uma vez que a Zona Euro é o maior parceiro comercial da Polónia. Havendo por isso quem defenda que no inverno, com a escassez de energia, a moeda do país possa assistir a mais uma queda e voltar a aproximar-se de um valor próximo de 0,20 euros.

Euro vs Coroa Dinamarquesa (EUR/DKK

Por outro lado, a comparação entre o euro e a coroa dinamarquesa revela que a sua relação se tem mantido constante nos últimos 10 meses. O valor de 1 euro a variou entre as 7,435 e as 7,446 coroas.

Gráfico 3: Cotação euro/coroa dinamarquesa (EUR/DKK) entre 10 de setembro de 2021 e 12 de agosto de 2022
Fonte: Tradingview; Execução própria

O Banco Central da Dinamarca (Danmarks Nationalbank) tem se caracterizado por uma política monetária que prima pela estabilidade da sua moeda em relação ao euro, tendo mesmo se antecipado à subida das taxas de juro por parte do BCE, subindo as suas taxas de juro em 0.5% uma semana antes do BCE.   

Autor: Mário Costa

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img