fbpx

A Europa fecha a semana em queda com o aparecimento da nova variante da COVID-19

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A chegada da nova variante da COVID-19, a ómicron, tem tido influência nos mercados financeiros, ao deixar os investidores apreensivos com as consequências que a nova variante terá na economia global e com as novas medidas restritivas que os governos têm implementado ao longo da semana. Deste modo, esta sexta feira dia 3 de dezembro, os principais índices do mercado de ações europeu fecharam em queda, com a Stoxx a acabar a semana com um saldo negativo, a aceder 0,57% para 462,77 pontos.

A Stoxx é um índice pan-europeu que reúne as 600 maiores empresas da Europa que estão cotadas, sendo que nesta semana apenas as utilities, o petróleo e o gás fecharam o mercado em crescimento, com uma valorização de 0,25%, 0,29% e 1%, respetivamente.

Nesta terceira semana de saldos negativos deste índice, as empresas mais afetadas foram as relacionadas com os recursos básicos, bem como as do setor tecnológico, com desvalorizações de 2,53% e 1,18%, respetivamente. A Orphan Biovitrum, uma farmacêutica suéca, registou a maior desvalorização de entre as 600 empresas cotadas do Stoxx, registando uma desvalorização de 24% depois da Advent e a GIC recuarem com a intenção de comprar a empresa.

Em relação às empresas cotadas que apresentaram subidas no índice, destaca-se a liderança da Dassault Aviation, ao valorizar cerca de 6,5% por consequência da venda de 80 aparelhos aos Emirados Árabes Unidos. A acompanhar esta tendência esteve também a Evolution Gaming, ficando atrás da Dassault Aviation com uma valorização de 6,47%.

Através da análise deste gráfico,é possível constatar que o PSI 20 (Portugues Stock Index) que agrega as 20 maiores empresas cotadas na Euronext Lisboa, registou a menor queda (0,12%) quando comparado com as outras praças europeias, ficando à frente do índice alemão DAX,o francês CAC e o espanhol IBEX.

Autor: Rodrigo Gonçalves

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias

Últimas notícias

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img