fbpx

Índices de mercado: O que necessito de saber?

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Existem vários índices de mercado. O primeiro foi criado por Charles Dow e Edward Jones em 1896, com o objetivo de monitorar o interesse dos investidores em determinadas áreas específicas e/ou também em setores mais abrangentes.

Como o próprio nome indica, “índice de mercado” é um indicador utilizado para obter o desempenho do mercado de ações e auxiliar nos investimentos, sejam estes de diferentes maturidades.

Existem basicamente três tipos de índices de mercado: global, regional e nacional. Os globais incluem empresas independentemente de onde estas são negociadas. Os regionais incluem negócios de uma determinada região e os nacionais de um determinado país. 

Estes indicadores podem ser compostos por dezenas a centenas de ações e cada índice calcula a média ponderada de forma diferente. Alguns índices calculam as oscilações do preço das ações tendo em conta a capitalização bolsista das empresas, outros não fazem distinção, e todas as empresas possuem o mesmo “peso”, enquanto outros índices utilizam um método híbrido.

Quais são os principais índices?

S&P 500: O índice Standard & Poor’s 500 é um dos maiores e mais diversificados. Composto por 500 das ações mais transacionadas dos Estados Unidos, representa aproximadamente 80% do valor total dos mercados de ações dos EUA.

FTSE 100:  O nome FTSE 100 teve origem quando o mesmo foi adquirido em 50%/50% pelo Financial Times (FT) e pela Bolsa de Valores de Londres (LSE).  É um índice composto das 100 maiores empresas listadas na LSE e são muitas vezes referidos como empresas “frontline”.

DAX30:  O DAX 30 é um índice do mercado acionista que representa 30 das maiores empresas alemãs, listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt. É de capitalização ponderada e, como tal, um forte indicador da força da economia alemã.

FTSE-MIB:  O FTSE MIB (Milano Indice di Borsa) é o índice de referência do mercado de ações para a Bolsa Italiana, que substituiu o MIB-30 em setembro de 2004. O índice consiste nas 40 ações mais negociadas na bolsa italiana. 

EuroStoxx 50:  O índice Euro Stoxx 50 é o principal índice das maiores empresas cotadas em bolsa na zona euro (blue-chip). Inclui empresas que são líderes nos seus respectivos setores e tem mais de 50 ações dos 11 países da zona euro, sendo estes: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal.

PSI-20:  Acrónimo de Portuguese Stock Index é o índice que agrega as 20 maiores empresas cotadas na Euronext Lisboa. Referência do mercado de capitais português e reflete a evolução dos preços das ações de maior liquidez.

Estás a pensar em investir no mercado das ações? Acede ao site da New Capital e fica a saber como o deves fazer e quais as melhores oportunidades do momento.

Autor: Bruno Cunha

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 60,992.00
$ 60,992.00
3.55%
ethereumEthereum
$ 4,179.62
$ 4,179.62
1.13%
binance-coinBinance Coin
$ 482.34
$ 482.34
0.78%
xrpXRP
$ 1.12
$ 1.12
1.43%
cardanoCardano
$ 2.16
$ 2.16
0.38%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img