3 ações para combater a inflação

Ao longo dos últimos meses, já todos saímos do supermercado com a sensação de que comprámos menos coisas com o dinheiro que gastámos. A culpa é da inflação, que apresenta valores históricos em Portugal. Em julho, segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística), apresentou um valor de 9.1% e, mais recentemente, em Agosto, 9.0% – batendo recordes de 30 anos. Vamos olhar para três ações que nos podem ajudar a combater a inflação:

1.       U.S Bancorp ($USB)

Dividendo atual: 4.08%

A U.S. Bancorp ($USB) é uma holding bancária americana sediada no Minnesota, Estados Unidos. Esta poderá ser uma boa aposta num tempo de subida de taxas de juros e de inflação.

Tem apostado muito na sua digitalização, e com sucesso. A percentagem de utilizadores tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Para além disso, apresenta-se com uma holding muito diversificada com vários tipos de serviços. (serviços de empréstimo e depósito, gestão de caixa, câmbio, leasing e serviços de gestão de fundos e investimentos)

Numa carta aos acionistas, o CEO Andy Cecere escreveu: “estamos a avançar com planos de crescimento ambiciosos, incluindo a aquisição do MUFG Union Bank, pendente de aprovação regulatória. Estamos sempre à procura de maneiras de ser mais ágeis, aumentar a escala dos nossos serviços e de nos adaptar-mos às mudanças nos comportamentos e expectativas dos clientes”.

2.       Coca-Cola ($KO)

Dividend atual: 2.82% (há mais de 28 anos que o seu dividendo cresce)

A Coca-Cola é a maior empresa de bebidas não alcoólicas do mundo, possuindo e comercializando algumas das principais marcas de bebidas gaseificadas, como Fanta e Sprite, bem como as marcas não gaseificadas Minute Maid, Georgia Coffee, Costa e Glaceau. A empresa também aposta na área de bebidas alcoólicas com a Jack Daniel’s. Esta empresa opera em todos os países do mundo, excetuando dois (Coreia do Norte e Cuba) e tem mais de 20 marcas.

No último ano, a ação cresceu quase 10%, uma enorme vitória face ao S&P 500 Index (^SPX) que tombou mais de 12%. Talvez uma das razões para ser considerada por Jim Cramer (host do programa americano “Mad Money”), CNBC, Yahoo Finance e Forbes uma “recession-proof stock”. (ação à prova de recessão)

Uma pequena curiosidade é que esta é a ação que há mais tempo (33 anos) pertence ao portfólio da Berkshire Hathaway de Warren Buffet.

3.       Chevron ($CVX)

Dividendo atual: 3.63%

A Chevron Corp., com sede nos Estados Unidos, é uma das grandes empresas mundiais do ramo energético – integrando o Big Oil (o grupo das maiores empresas petroliferas do mundo).

A 29 de abril deste ano, a empresa registou o resultado trimestral mais alto nos últimos 10 anos (6.5 mil milhões de dólares) – quase quatro vezes mais do que em igual período do ano passado (1.7 mil milhões de dólares).

Desde então, o preço da ação, após algumas subidas e descidas, voltou ao valor de 29 de abril de 2022 – cerca de 156,45 dólares.

No final do mês passado, a Chevron, depois de reduzir em 95% a emissão de gás na nigéria, garantiu “estar a explorar medidas” para alcançar os 100%, “planeando ser líder no avanço para um futuro de baixas emissões de carbono”. Adicionalmente, espera investir mais de 10 mil milhões de euros até 2028 para impor a sua presença no mundo dos “combustíveis renováveis e hidrogénio”.

Jim Cramer disse, em finais de abril, que, “de entre as ações de grande capitalização de mercado, a Chevron é a opção mais atrativa.”

Descarregue aqui o guia da XTB sobre “Tudo o que deve saber sobre a inflação“.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img