Fonte da imagem: CNN
A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou na passada terça-feira, dia 14 de março de 2023 que irá proceder ao despedimento de mais 10 mil colaboradores, após ter realizado uma ronda de despedimentos em novembro de 2022.
Primeira empresa tecnológica a anunciar novos despedimentos
A Meta, é assim a primeira grande empresa tecnológica a anunciar que irá realizar uma segunda ronda de despedimentos, numa altura em que o setor se prepara para uma profunda recessão económica. Neste seguimento a grande questão que fica “no ar” é: assistiremos a mais anúncios de novas rondas de despedimentos por parte das grandes empresas tecnológicas, à semelhança do que aconteceu anteriormente? Ou poderá o setor apresentar sinais de estabilização?
Ações cresceram 6% após o anúncio
As ações da Meta apresentaram um crescimento de cerca de 6% após ter tido lugar o anúncio dos despedimentos. Os despedimentos levados a cabo pela Meta não são surpresa, uma vez que integram o plano de reestruturação da empresa, o qual fez com que a empresa desistisse dos seus planos de contratação de cinco mil funcionários e cancelasse quaisquer projetos de menor prioridade.
Metaverso futurista
A Meta tem dedicado tempo e recursos à construção do metaverso futurista, gastando milhares de dólares para o efeito. Além disso, a empresa tem-se deparado com uma queda pós-pandemia nos gastos com publicidade de empresas, as quais estão deveras preocupadas com as perspectivas económicas.
Despesas entre 86 mil milhões de dólares e 92 mil milhões de dólares
Com a realização desta nova ronda de despedimentos, a Meta espera que as despesas do ano de 2023 se situem entre os 86 mil milhões de dólares e 92 mil milhões de dólares, valores estes que ficam abaixo dos previstos anteriormente. Desde o início de 2022, a Meta já despediu cerca de 290 mil colaboradores.
Se quiseres saber mais sobre as principais corretoras em Portugal, podes fazê-lo em XTB ou Degiro

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.