Depois de no passado dia 22 de março lhe ter sido concedida a autorização para produção, a Tesla vai começar a fabricar os seus carros na Gigafactory Berlin-Brandenburg, fábrica localizada em Grünheide, próxima de Berlim, marcando, assim, o início da produção da marca norte-americana na Europa.
Anunciada em novembro de 2019, a Gigafactory Berlin-Brandenburg demorou cerca de dois anos a ser construída, dotando-se de uma área de produção total superior a 200 mil metros quadrados.
Esta unidade fabril já era para ter sido inaugurada há cerca de oito meses, mas devido a inúmeros atrasos, burocracias e questões ambientais só agora é que veio a ser oficializada.
Mediante valores anunciados já no final de 2019, as instalações do território germânico custaram 5 mil milhões de euros tornando-se, assim, na fábrica com o maior investimento alemão.
A luz verde concedida à Tesla chega numa boa altura, acompanhada pela subida dos preços dos combustíveis que se tem verificado, impulsionando, assim, a procura de carros elétricos.
Segundo Elon Musk, CEO da Tesla, objetiva-se que esta fábrica seja capaz de fabricar entre 5 mil a 10 mil veículos por semana, até ao final deste ano.
Para esta unidade, foram criados mais de 3.000 postos de trabalho, mas espera-se vir a contratar mais 12.000 pessoas aquando do início da produção completa dos veículos.
Elon não perdeu tempo e recorreu ao Twitter para demonstrar todo o seu entusiasmo com a nova oportunidade na Alemanha: “Entusiasmado por entregar os primeiros carros de produção feitos na Giga Berlim-Brandenburgo”.
Os Tesla Y “made in Germany” arrastam consigo a versão Performance dos Tesla para o mercado europeu. Até agora esta versão não era comercializada na Europa, sendo-a apenas a versão Long Range (LR).
Foi o próprio CEO da marca que marcou presença na entrega dos primeiros 30 Tesla produzidos na fábrica alemã, contando com a companhia do chanceler alemão, Olaf Scholz.
Com o início do fabrico em série dos seus carros na Alemanha, a Tesla consegue, assim, disponibilizar a versão de maior desempenho do Model Y no mercado europeu.
Autor: Sérgio Garcez