TAP diminui os seus prejuízos em dois terços no primeiro trimestre

TAP termina o primeiro trimestre do presente ano com uma descida de 66.7% dos prejuízos, ficando este valor nos 121.6 milhões de euros, face aos 365.1 milhões de euros registados no período homólogo do ano transato, disse a companhia aérea em comunicado à CMVM.

Nos primeiros três meses do presente ano, os principais indicadores operacionais ficaram moderadamente abaixo dos níveis do trimestre anterior (4T21), o que é explicado pela sazonalidade da indústria da aviação – o 1T é tipicamente o trimestre mais fraco”, diz a TAP. Apesar disso, a atividade da empresa “apresentou melhorias significativas” face há um ano e “demonstrou que a Empresa está a retomar os níveis operacionais pré-pandémicos de 2019”.

Para além disso, a TAP refere que o número de passageiros aumentou mais de 5x neste período, face ao período homólogo, chegando a 62% dos níveis do primeiro trimestre de 2019 “refletindo a contínua recuperação da procura”.

Segundo a companhia aérea, o segmento de carga e o de manutenção continuam a contribuir significativamente para a recuperação das receitas, registando um aumento de 45.3% e de 37.5%, respetivamente, face ao primeiro trimestre de 2021 (1T21). Dos dois, o que registou um aumento maior foi o segmento de carga que registou um aumento de 108.3% face ao primeiro trimestre de 2019, demonstrando que, neste segmento, a TAP está melhor face aos níveis pré-pandémicos.

Durante este período, a TAP operou 20.530 voos, “três vezes mais voos” do que no primeiro trimestre de 2021, “o equivalente a 68% das partidas do primeiro trimestre de 2019”. Mesmo assim, as receitas caíram 12,7% para os 490,6 milhões de euros. Apesar desta queda, “as receitas operacionais foram três vezes superiores às do mesmo período de 2021, aumentando em 340,7 milhões de euros”, diz a TAP, em comunicado.

Os gastos operacionais ascenderam a 552,7 milhões de euros, uma descida de 66% face ao trimestre anterior, também devido à diminuição do número de voos. O aumento de 46,3% em relação ao primeiro trimestre de 2021 “reflete o aumento dos níveis de atividade”.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img