Startup portuguesa promove a integração de refugiados ucranianos no mercado de trabalho

A SPEAK é uma organização de impacto fundada em Portugal em 2014 como uma solução para a exclusão social de migrantes e refugiados. Ligam pessoas recém-chegadas e locais através de experiências de intercâmbio cultural e linguístico, de forma a que pessoas a que se sintam integradas na sua nova cidade.

A startup assinou uma parceria com a Galp e com a Sonae para integrar refugiados da Ucrânia no mercado de trabalho, através do seu programa Diversity & Inclusion Journey, que utiliza metodologias específicas para melhorar o apoio aos cidadãos que vão trabalhar e às empresas que querem contratar talentos e consolidar práticas de diversidade e inclusão.

Mariana Brilhante, co-fundadora e consultora da empresa refere que “Ao permitir que pessoas refugiadas da Ucrânia se candidatem a oportunidades, o Galp Integration Program e o Sonae for Ukraine vão ter um impacto muito significativo não apenas no acolhimento, como também na integração global destas pessoas” já que “a integração no mercado de trabalho é crucial para a autonomia financeira, desenvolvimento de carreira e sentimento de pertença das pessoas refugiadas, contribuindo a longo prazo para a coesão social em Portugal”.

No caso da parceria com o grupo Sonae, o recrutamento será feito no âmbito do Sonae for Ukraine, um programa que conta com a mobilização de recursos e experiência do grupo para apoiar as pessoas mais afetadas pelo conflito na Ucrânia, com foco na chegada, acolhimento e emprego, em território nacional.

Relativamente à parceria com a Galp, o recrutamento será feito através do Galp Integration Program, um programa de estágios profissionais que disponibiliza oportunidades de carreira a homens e mulheres provenientes da Ucrânia e com formação em diversas áreas de estudos. O plano envolve seguro de saúde, assistência à inclusão dos filhos no sistema educativo, se aplicável, e apoios para a integração em Portugal.

Cada pessoa pode entrar em contacto com a Speak e auxiliar os refugiados pessoalmente e de forma ativa, auxiliando a receção dos mesmos em solo nacional, oferecendo apoio com traduções ou liderando grupos de línguas.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img