Literacia Financeira: Porque é tão importante?

A literacia financeira, encontra-se presente no nosso quotidiano, desempenhando um papel fundamental para uma economia mais saudável e para uma sociedade esclarecida sobre o impacto que as suas decisões financeiras podem criar. A divulgação da literacia financeira junto dos jovens irá permitir educar, desde cedo adultos capazes de ter uma relação saudável com o dinheiro ao longo da sua vida.

Ao longo deste artigo iremos perceber com maior exatidão o conceito de literacia financeira, o que este implica, bem como, oferecer alguns conselhos para os mais jovens se consciencializarem sobre a importância da educação financeira.

Literacia Financeira

Quando falamos em literacia financeira, à primeira vista parece-nos um conceito complexo e de difícil compreensão, contudo é tão corriqueiro que muitas vezes nem nos apercebemos da sua presença.

O conceito de literacia financeira define-se como o conhecimento e a compreensão de noções financeiras, as quais resultam numa maior capacidade de tomar decisões informadas no que respeita à gestão do dinheiro. Através do aumento da literacia financeira é possível melhorar atitudes financeiras, desenvolver hábitos de poupança, bem como, promover o acesso responsável ao crédito.

Omnipresença de decisões financeiras no quotidiano

Diariamente todos somos confrontados com formas de despender dinheiro, quer seja no orçamento familiar, em investimentos, em poupança, ou mesmo no consumo. As discussões frequentes sobre temas do setor financeiro como a banca, os seguros, os investimentos e a bolsa conquistam cada vez mais protagonismo na sociedade atual. A necessidade de compreender os conceitos financeiros é preponderante para a nossa vida, uma vez que, estes irão ter uma relação direta com as decisões que tomamos, as quais nos podem beneficiar ou prejudicar. O efeito dessas decisões está intimamente relacionado com a compreensão do indivíduo dos conceitos financeiros típicos de uma sociedade desenvolvida.

Papel da literacia financeira no desenvolvimento da sociedade

A literacia financeira desempenha um papel preponderante no desenvolvimento de uma sociedade, sendo possível afirmar que a prosperidade e o equilíbrio da mesma são proporcionais ao grau de literacia financeira dos seus cidadãos. A aposta dos currículos escolares na literacia financeira deveria ser uma realidade, já que realizando uma análise superficial à nossa sociedade, podemos concluir que o grau de literacia financeira ainda é baixo para o país desenvolvido que somos. 

Promoção da literacia financeira junto de crianças e jovens

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, comumente conhecida como OCDE, aponta a promoção da literacia financeira junto de crianças e jovens, como uma das formas mais eficientes de educar as gerações mais novas, para desenvolverem comportamentos e atitudes racionais perante questões de natureza económica e financeira. O desenvolvimento de bases financeiras em tenra idade, irá fornecer às crianças e jovens ferramentas úteis, de modo a que estes se tornem futuros cidadãos mais informados e com maior aptidão para enfrentarem os desafios financeiros que se avizinham na vida adulta.

Conselhos para os mais jovens incrementarem a sua literacia financeira

Como já vimos anteriormente, a promoção da literacia financeira junto dos mais jovens, deve ser uma aposta concreta da sociedade de modo a ser possível moldar cidadãos futuros responsáveis do ponto de vista económico e financeiro. Neste seguimento apresentamos cinco conselhos para os mais jovens melhorarem a sua educação financeira:

  • Assume a liderança das tuas finanças, independentemente da idade que tenhas, contando sempre com a supervisão de um adulto responsável;
  • Negoceia com os teus pais um valor para uma semanada ou mesada, não importando o montante, podendo mesmo ser uma quantia irrisória;
  • Define um montante de poupança e qual é a meta que pretendes atingir. Exemplo: Vou poupar x euros para comprar uma bicicleta;
  • Não compres nada, apenas porque sim. Gastar muito dinheiro num objeto não irá contribuir para te integrares melhor numa sociedade ou num grupo;
  • Guarda sempre uma parcela do dinheiro que recebes, quer sejam 2 ou 50 euros. Deste modo estarás a desenvolver a tua capacidade de poupança. 

Literacia Financeira na MeuCapital

A promoção da literacia financeira é um dos objetivos da MeuCapital, sendo o desígnio máximo o de construir uma plataforma de educação baseada em três princípios fundamentais: poupar, empreender e investir. A MeuCapital pretende proporcionar o acesso a uma informação credível e de confiança, assim como, a conhecimentos e ensinamentos práticos, os quais permitam melhorar a literacia financeira da nossa sociedade, minimizando a probabilidade de erros relacionados com conceitos financeiros. 

Para acompanhares as notícias e os artigos, acede ao site: Daily MeuCapital | Poupar, Emprender e Investir e incrementa os teus níveis de literacia financeira todos os dias.