Resultados da Tesla superam expectativas

A Tesla revelou os seus resultados do segundo trimestre de 2022, esta terça-feira, depois do fecho do mercado. 

A empresa registou receitas no segundo trimestre no valor de 2,27 dólares por ação, resultantes de vendas no valor de 16,9 mil milhões de dólares. As expectativas dos analistas situava-se nos 1,83 dólares por ação, resultantes de vendas no valor de 16,9 mil milhões de dólares. 

No primeiro trimestre de 2022 a empresa registou receitas no valor de 3,22 dólares por ação, resultantes de vendas no valor de 18,8 mil milhões de dólares. dAs receitas da venda de automóveis totalizaram 14,6 mil milhões de dólares do total da empresa. As vendas de serviços totalizaram 1,47 mil milhões de dólares e 866 milhões de dólares foram provenientes do segmento de energia da empresa.

Apesar de superar as expectativas, os investidores reagiram negativamente à diminuição das margens de lucro. A margem bruta da venda de automóveis situou-se nos 27,9%, abaixo dos 32,9% do último trimestre e dos 28,4% de há um ano atrás. A diminuição das margens de lucro resulta da alta inflação, e de uma maior competição no mercado por células de bateria e por outros componentes usados no fabrico de veículos elétricos.

No início do mês a empresa tinha revelado a entrega de 254.695 veículos no segundo trimestre do ano, com os modelos Model 3 e Model Y a serem responsáveis por 93% dessas entregas. 

As entregas registaram um aumento de 27% comparado com o mesmo período do ano passado, mas uma queda de 18% comparado com o trimestre anterior. A diminuição da produção neste trimestre tem como origens os surtos de Covid na China, que obrigaram a empresa a suspender, ou limitar, temporariamente a produção na sua fábrica em Shangai, bem como nos constrangimentos na cadeia de distribuição causados pela guerra na Ucrânia e pela limitada disponibilidade de semicondutores e de peças automóveis. 

A Tesla espera no entanto um aumento anual de 50% nas entregas ao longo de múltiplos anos, com as suas fábricas no Texas e nos arredores de Berlim como grandes impulsionadoras da sua produção, apesar de estas serem de momentos descritas como “fornalhas de dinheiro”.

A Tesla anunciou também um crescimento no número de lojas e de localizações dos seus Superchargers. A empresa registou a abertura de mais 709 lojas e locais de serviços, um crescimento de 19% desde à um ano atrás, enquanto que registou 3.971 novas localizações dos seus Superchargers, um crescimento de 34%, totalizando agora 36.165 localizações.


Os investidores estavam também curiosos em relação aos investimentos em Bitcoin, visto que este ativo tem vindo a sofrer perdas nos últimos meses. No entanto, a empresa não revelou muitos detalhes relativamente a estes investimentos, dizendo apenas que tinha vendido cerca de 75% das suas compras de Bitcoin, e que essas vendas tiveram um aumento de dinheiro em caixa no valor de 936 milhões de dólares neste trimestre. No início de 2021 a empresa tinha anunciado a compra de 1,5 mil milhões de dólares, em Bitcoin.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img