Fábricas da Tesla estão a perder milhões de dólares

Numa entrevista publicada esta quarta-feira, Elon Musk, CEO da Tesla ($TSLA), disse que as fábricas no Texas e na Alemanha estão a perder “milhares de milhões de dólares agora mesmo”. Isto deve-se sobretudo às dificuldades em aumentar a produção devido à falta de baterias e a problemas na cadeia de distribuição. 

“Ambas as fábricas de Berlim e Austin são gigantescas fornalhas de dinheiro agora. Ok? Deve ser como um rugido gigante que é o som do dinheiro a arder,” disse Musk na entrevista com os proprietários da Tesla em Silicon Valley, gravada a 31 de maio em Austin, Texas. 

“Berlim e Austin estão a perder milhares de milhões de dólares agora porque há uma tonelada de despesas e quase nenhuma produção. Colocar Berlim e Austin em funcionamento … são as nossas maiores preocupações. Tudo o resto é quase insignificante” continua o CEO da empresa. 

Segundo Elon Musk, a fábrica do Texas está a perder muito dinheiro neste momento por causa de problemas com a produção de carros com a bateria 4680, a mais recente tecnologia da Tesla. Ao mesmo tempo, as ferramentas para fabricar carros para as baterias tradicionais 2170 estão presas num porto na China. “Apenas tentar manter as fábricas a funcionar nos últimos dois anos tem sido uma coisa muito difícil pois as interrupções na cadeia de distribuição foram severas, extremamente severas. Os últimos dois anos foram um pesadelo absoluto de interrupção da cadeia de distribuição”, esclarece Elon Musk. “Como podemos ter as fábricas a operar para pagar às pessoas e não entrar em falência?”

Os confinamentos em Xangai também foram bastante difíceis pois afetou tanto a produção da fábrica em Xangai como a produção da fábrica da Califórnia, pois esta usa algumas partes fabricadas na China. A Tesla está a planear suspender a produção em Xangai nas duas primeiras semanas de julho para melhorar a fábrica e assim aumentar a produção, de acordo com a Reuters.

No início deste ano, a Tesla começou a produção nas fábricas de Berlim e do Texas, ambas críticas nas ambições de crescimento da empresa construtora de carros elétricos. Musk disse que esperava que a Tesla começasse a produção do seu Cybertruck, que foi atrasada, em meados de 2023.

Autora: Mariana Sardinha

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img