Quais os países que mais consomem energias renováveis? Portugal entre os primeiros

Segundo os dados publicados pelo Eurostat esta quarta-feira, dia 19 de janeiro, a União Europeia superou a meta do consumo final bruto de energias renováveis para 2020 –  fixada em 20% – em cerca de dois pontos percentuais. Portugal atingiu uma quota de 34%, ultrapassando a meta nacional.

Apesar de, em termos legislativos, ter falhado o prazo de transposição da nova diretiva sobre Energias Renováveis, que deveria ter entrado em vigor no passado dia 1 de janeiro, a verdade é que, em termos de energia efetivamente consumida, Portugal ficou em quinto lugar no conjunto dos 27 Estados-membros.

Fonte: Eurostat

A Suécia foi o país da UE que teve o maior consumo final bruto de energias renováveis em 2020, excedendo em 11 pontos percentuais a sua meta nacional (com uma quota de 60,1%). Seguem-se a Finlândia, em segundo lugar, com 43,8% e a Letónia, em terceiro, com 42,1%. 

Portugal ocupa o quinto lugar da tabela dos Estados-membros com maior quota de energia proveniente de fontes renováveis, tendo ultrapassado a meta nacional de 31%.

Já países como a Bélgica, o Luxemburgo e Malta registam o menor consumo final bruto de energias renováveis em 2020, registando quotas de 13%,11,7%  e 10,7%, respetivamente.

França foi o único país que não atingiu a meta nacional de 24% – que fixou para 2020 -, ficando-se por um consumo final bruto de energias renováveis de 19,1%, ou seja, 3,9 p.p. abaixo do objetivo definido.

Em termos gerais, a meta dos 20 pontos percentuais é uma grande conquista e um marco importante no caminho da UE para a neutralidade climática até 2050. 

De acordo com a Eurostat, esta evolução positiva foi, em grande parte, motivada pelas metas juridicamente vinculativas para o aumento da quota de energia proveniente de fontes renováveis, ​​decretadas pela Diretiva 2009/28/CE, relativa à promoção da utilização de energia proveniente de fontes renováveis.

Autor: Carolina Miguel Ferreira

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img