Porque é que Vladimir Putin exige o pagamento em rublos?

No dia 1 de abril, Vladimir Putin, em resposta às sanções económicas aplicadas, exigiu que todos os contratos de fornecimento de gás natural fossem pagos em rublos ao invés de euros e dólares.

A exigência do presidente russo surge após a invasão da Ucrânia por parte de Putin, provocando uma grande depreciação nominal da moeda russa, chegando a máximos de perda de valor de, aproximadamente, 80% . 

Numa altura em que a Rússia vê grande parte dos seus ativos congelados no exterior e uma forte depreciação da moeda nacional, Putin tira proveito da sua vantagem perante os países europeus, que são altamente dependentes da sua matéria-prima energética, de forma a que a moeda nacional volte a apreciar. 

Mas como é que este fenómeno acontece? 

No mercado cambial, o que influencia a cotação das moedas é a procura e oferta das mesmas. Com a guerra, muitas das empresas internacionais pararam as suas operações no país russo e com o fornecimento de gás natural a ser pago em moeda estrangeira, verificou-se uma escassez de procura por rublos e uma grande oferta dos mesmos nos mercados. Por estas mesmas razões, o mercado entrou em desequilíbrio, gerando uma perda de valor da moeda russa em comparação com as moedas estrangeiras.

Assim sendo, Putin, de forma a tentar parar a contínua perda de valor da moeda russa, tentou impor a procura da mesma através do pagamento dos contratos estabelecidos de fornecimento de gás em rublos. 

Autor: Leonardo Silva

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img